VEJAM COMO SÃO E O QUE SÃO OS DIFERENTES TIPOS DE CÂNCER DE PELE

Utilidade Pública. Artigo orifinal no final

Se há uma coisa boa sobre câncer de pele, é que pode fácilmente ser identificado, se se souber o que procurar. E quanto mais cedo forem encontrados os sinais de câncer, mais cedo pode-se buscar tratamento.

Isso é extremamente importante, pois o câncer de pele é o câncer mais comum nos USA, com mais casos diagnosticados a cada ano do que todos os outros cânceres somados.

Já se sabe que passar muito tempo ao sol sem aplicar protetor solar pode aumentar as chances de câncer de pele, mas existem muitos outros fatores de risco, como por exemplo ter tido apenas uma queimadura feia, ter pele clara ou cabelos ruivos, viver em altitudes elevadas, voar com frequência ou dirigir muito, ficar exposto a certos produtos químicos e ter um histórico familiar de câncer de pele.

É por isso que é tão importante estar vigilante, já que o câncer de pele é perfeitamente tratável se pego no início. Assim, se notar que sua pele começa a formar um ponto que não se parece com qualquer outra coisa e não está melhorando, está crescendo, ou está agindo diferentemente de outras verrugas, VÁ AO MÉDICO JÁ (Saira J. George, MD, professor assistente de dermatologia na Universidade do Texas MD Anderson Cancer Center).

A Skin Cancer Foundation recomenda fazer um auto-exame uma vez por mês. Não se apresse. Faça isso quando tiver tempo para examinar sua pele da cabeça aos pés. Use espelhos conforme necessário para verificar suas costas e outros lugares difíceis de ver ou peça a um parceiro ou membro da família para ajudá-lo.

Mas o que deve procurar? As imagens a seguir mostram exatamente como são os diferentes tipos de câncer de pele, além de como diferenciá-los. Aviso: as fotos são explicitas e não belas, mas saber como identificar uma verruga ou uma lesão perigosa pode salvar sua vida.

CARCINOMA BASOCELULAR

É a forma mais comum de câncer e responsável por cerca de 8 de 10 cânceres de pele (American Cancer Society (ACS)). Forma-se nas células basais, que se encontram na parte inferior da epiderme (camada superior da pele). Podem aparecer em qualquer lugar, mas ocorrem mais freqüentemente em áreas do corpo frequentemente expostas à luz ultravioleta (UV). Tende a crescer muito lentamente, raramente se espalha para outras partes do corpo e é perfeitamente tratável.

SINTOMAS

Infelizmente, o carcinoma basocelular é fácil de ignorar porque muitas vezes as pessoas acham que é uma espinha ou feridinha que não cicatriza

• Áreas planas, firmes ou pálidas e amareladas que se assemelham a uma cicatriz
• Pontas ou manchas peroladas, translúcidas ou brilhantes
• Manchas elevadas em vermelho ou rosa que também podem coçar
• Crostas ou feridas que não se curam ou se curam e voltam
• Áreas com exsudações ou crostas que sangram facilmente
• Crescimento de uma protuberância ou lesão ao longo do tempo

É importante notar que os carcinomas basocelulares são muito sensíveis e sangram facilmente após o barbear ou lesões menores. Se o que você acha que é uma espinha ou corte que não cura em aproximadamente uma semana, ou se notar alguma das alterações acima, VÁ AO MÉDICO.



CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS

É o segundo tipo mais comum de câncer de pele, cerca de 2 em cada 10 casos. Esses cânceres se formam nas células escamosas, que são as células planas que perdemos constantemente, na parte externa da epiderme. Comumente aparecem em partes do corpo expostas ao sol, incluindo face, orelhas, pescoço, lábios e parte de trás das mãos. Embora esse tipo de câncer possa se espalhar para outras partes do corpo, isso não é típico e é fácil de tratar quando diagnosticado precocemente.

SINTOMAS

Semelhante ao carcinoma basocelular, também tendem a se manifestar como inchaço ou mancha rosa ou vermelha que não desaparece, No entanto, geralmente não são perolados ou brilhantes.
Também podem crescer parecendo um remendo plano ou se tornar maiores e nodulares

• Manchas ásperas ou escamosas
• Saliências que podem ter uma área inferior no centro
• Feridas ou crostas que não curam ou curam e voltam
• Podem parecem verrugas
• Coceira, sangramento, crostas ou dor



MELANOMA

É uma forma rara de câncer de pele (representa apenas 1% de todos os cânceres de pele), mas é o mais mortal, pois se espalha facilmente para outras partes do corpo quando não detectado precocemente.
Surge do crescimento descontrolado dos melanócito, células responsáveis pela produção de pigmento na pele.

SINTOMAS

Use o método ABCDE

• Assimetria: As duas metades da lesão são iguais? As lesões de melanoma podem aparecer assimétricas, enquanto as simples verrugas são tipicamente simétricas.
• Borda: Verrugas com bordas irregulares, recortadas ou mal definidas podem ser melanoma. As normais têm bordas regulares e nítidas.
• Cor: Os melanomas tendem a ser multicoloridos: preto, marrom, vermelho, azul ou até mesmo sem cor. Verrugas tem, tipicamente, uma ou no máximo 2 cores, e essa cor é uniformemente distribuída, ao contrário do melanoma.
• Diâmetro: se uma verruga tiver mais de 6 milímetros de diâmetro VÁ AO MÉDICO
• Evolução: Se notar um ponto que está mudando de algum jeito: tamanho, forma, cor, bordas, textura, ou se o local coça ou sangra, VÁ AO MÉDICO.



QUERATOSE ACTÍNICA OU QUERATOSE SOLAR

É uma lesão pré-cancerígena ou pré-maligna. Como outros tipos de câncer de pele, é causada por muita exposição à luz ultravioleta e a maioria das pessoas desenvolve mais de uma área afetada. Alguns (mas não todos) se desenvolvem em câncer de pele de células escamosas, por isso é importante detectar antes que avance.

SINTOMAS

Essas lesões geralmente ocorrem na face, lábios, orelhas, parte de trás das mãos e braços, mas podem se formar em outras áreas expostas à luz ultravioleta.

• Manchas ásperas, secas ou escamosas
• Manchas lisas ou levemente elevadas na camada superior da pele
• Coceira, ardor ou dor
• Tons rosa, vermelho ou marrom variados



CARCINOMA DE CÉLULAS DE MERKEL OU CARCINOMA NEUROENDOCRINO

Embora raro, apenas 2.000 casos são diagnosticados a cada ano, é uma forma perigosa de câncer de pele, pois pode crescer rapidamente e se espalhar para outras partes do corpo.
Este tipo de câncer começa nas células de Merkel, na epiderme, e como estão perto das terminações nervosas, são sensíceis ao toque.
Afeta mais comumente pessoas com mais de 70 anos e homens têm quase 2 vezes mais chances de serem diagnosticados do que mulheres.

SINTOMAS

É mais comum na face, pescoço, braços e pernas, mas pode surgir em qualquer parte do corpo. Embora possa parecer com outros tipos de câncer de pele, há algumas características a serem lembradas:

• Bolotinha rosa, vermelha ou roxa, que pode ser brilhante
• Crescimento rápido e indolor, firme ao toque
• Topo pode abrir e sangrar




ARTIGO ORIGINAL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MÁSCARA DA SANIDADE

OS 200 VIESES COGNITIVOS QUE GOVERNAM NOSSOS PENSAMENTOS COTIDIANOS

OS 14 HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE MISERÁVEIS, OU, COMO TER SUCESSO EM AUTO SABOTAGEM