ESTAS SÃO AS 5 SUBSTANCIAS MAIS VICIANTES NO MUNDO

Quais as drogas mais viciantes? O potencial para uma droga ser viciante pode ser julgado em termos do dano que causa, seu valor de rua, a extensão em que a droga ativa o sistema dopaminergico do cérebro, o quanto as pessoas sentem seus efeitos como agradáveis, o grau em que a droga provoca sintomas de abstinência, e com que facilidade uma pessoa ficará viciada ao experimentar uma droga
Basicamente, o potencial de dependência de uma droga é determinado por sua capacidade de produzir:
Rápido início de ação
Poderoso efeito
Curta duração de ação
Tolerância e efeitos quando de sua abstinência
Quanto mais uma droga tem esses recursos, maior seu potencial aditivo.
5. Álcool
O álcool tem muitos efeitos sobre o cérebro, mas em experimentos de laboratório em animais, aumentou os níveis de dopamina no sistema de recompensa do cérebro em 40-360%, e quanto mais os animais bebiam, mais os níveis de dopamina aumentavam. PET scans mostraram que o álcool libera endorfinas (hormônios do prazer) que se ligam a receptores opiáceos no cérebro, e é sentido como o beber nos faz sentir mais contentes, menos estressados, mais sociaveis (bebendo moderadamente).  
Cerca de 22% das pessoas que tomaram uma bebida desenvolverão dependência do álcool em algum momento da vida. O uso excessivo de álcool levou a aproximadamente 88.000 mortes e 2,5 milhões de anos de vida potencial perdida (APVP) a cada ano nos Estados Unidos, de 2006 a 2010, encurtando a vida numa média de 30 anos. O beber foi responsável por 1 em 10 mortes entre os adultos em idade ativa, entre 20-64 anos. Os custos econômicos do consumo excessivo de álcool em 2010 foram estimados em US $ 249 bilhões
4. Barbitúricos (“Downers”)
Barbitúrico são sedativos-hipnoticos e como tal, depressores do sistema nervoso central, podendo portanto, produzir um amplo espectro de efeitos, desde sedação leve até morte. Como têm um índice terapêutico muito estreito, pequenas diferenças na dose podem resultar em grandes diferenças nos efeitos, e os pacientes podem facilmente desenvolver efeitos colaterais. A combinação de barbitúricos com outros medicamentos, como opioides, benzodiazepínicos, antidepressivos ou medicamentos vendidos sem prescrição médica com anti-histamínicos, pode ser fatal.Inicialmente foram usados para tratar ansiedade e induzir sono.
3. Nicotina
A nicotina é o principal ingrediente viciante do tabaco. Quando alguém fuma um cigarro, a nicotina é rapidamente absorvida pelos pulmões e vai ao cérebro.
A OMS estimou que há mais de 1 bilhão de fumantes no mundo, e que o tabaco matará mais de 8 milhões de pessoas anualmente até 2030. Os animais de laboratório têm o bom senso de não fumar. No entanto, os ratos pressionam um botão para receber nicotina diretamente na corrente sanguínea, e isso faz com que os níveis de dopamina no sistema de recompensa do cérebro aumentem em cerca de 25-40%.
2. Cocaína
A cocaína interfere diretamente no uso da dopamina pelo cérebro para transmitir mensagens de um neurônio para outro. Em essência, a cocaína impede que os neurônios desliguem o sinal da dopamina, resultando em uma ativação anormal das vias de recompensa. Em experimentos em animais, a cocaína fez com que os níveis de dopamina aumentassem mais de 3 vezes o nível normal. Estima-se que entre 14 e 20 milhões de pessoas em todo o mundo usem.
A cocaína crack foi classificada pelos especialistas como sendo a terceira droga mais prejudicial, e a cocaína em pó, que causa uma elevação mais branda, como a quinta mais prejudicial. Cerca de 21% das pessoas que experimentam cocaína se tornarão dependentes disso em algum momento da vida. A cocaína é semelhante a outros estimulantes viciantes, como a metanfetamina, que está se tornando um problema cada vez maior.
1. Heroina
É um opiaaceo que causa um aumento do nivel de dopamina no sistema de recompensa de até 200%, em animais de laboratorio. Além de altamente viciante, é também extremamente perigosa, porque a dose mortal é só 5 vezes maior do que a dose que causa os efeitos de bem estar.  
Em 2018, o mercado global do de opioids (só o ilegal), foi avaliado em US $ 25,4 bilhões.
No mundo, mais de 15 milhões de pessoas consomem opiáceos ilícitos1 (ópio, morfina e heroína). A grande maioria usa heroína, a forma mais letal. Mais usuários morrem a cada ano de problemas relacionados ao uso de heroína, e mais são obrigados a procurar tratamento para dependência, do que para qualquer outra droga ilícita. Entre os narcóticos ilícitos, os opiáceos são também os mais caros em termos de tratamento, assistência médica e, possivelmente, violência relacionada às drogas. Além disso, a heroína é a droga mais associada à injeção, o que acarreta uma série de problemas de saúde agudos e crônicos, incluindo a transmissão de doenças transmitidas pelo sangue, como HIV / AIDS e Hepatite C. Na Ásia Central, Ucrânia e Federação Russa A injeção de opiáceos está ligada a quase 60-70% de todas as infecções pelo HIV.2
Além do impacto na saúde, a indústria ilícita de opiáceos também tem um efeito prejudicial na estabilidade e segurança vários  lugares, inclusive através do financiamento que fornece para insurgentes em áreas de produção,principalmente no Afeganistão. Em 1998, o Conselho Geral das Nações Unidas, em Sessão Especial da Assembléia sobre drogas, expressou profunda preocupação com as ligações entre a produção de drogas ilícitas, o tráfico e o envolvimento de grupos terroristas,criminosos e o crime organizado transnacional.
Já, a crise de opioides que está acontecendo aqui nos USA, custou $ 1 trilhão de 2001 a 2017, e está previsto um custo adicional de US $ 500 bilhões até 2020, segundo análise divulgada pelo Altarum.

Behavioral Perspectives on the Neuroscience of Drug Addiction clique aqui
Measuring Addiction Propensity and Severity: The Need for a New Instrument clique aqui
Psychoactive drugs of misuse: rationalizing the irrational clique aqui
The Global Opiate Market clique aqui
The Science os addiction clique aqui
World drug report 2018    clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MÁSCARA DA SANIDADE

OS 200 VIESES COGNITIVOS QUE GOVERNAM NOSSOS PENSAMENTOS COTIDIANOS

OS 14 HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE MISERÁVEIS, OU, COMO TER SUCESSO EM AUTO SABOTAGEM