SOCIOPATAS E NARCISISTAS. QUAL A DIFERENÇA?

Nos tempos que correm, ambos os têrmos tem sido usados a torto e a direito, em todas a formas de mídia, em conversa de bar, whatsapp e facebook, sem critério ou razão, mais como forma de xingamento de desafetos, sejam eles quais forem. E isso é sério, porque banaliza formas extremamente perigosas de comportamento. Parece que todo mundo virou um diagnosticador sem peja, um Dr. House de transtornos mentais (e se prestarem atenção na série, verão que ele encarna o exemplo típico e acabado de narcisista, e sim, fui fã de carteirinha e pom pom da citada série). Também tenho uma dificuldade enorme de aceitar esses transtornos da personalidade como distúrbios mentais, dado que essas pessoas conseguem controlar seu comportamento a depender das vantagens que queiram conseguir.Verdade que esse contrôle é de curta duração, mas existe.

Explico: alguém com esquizofrenia, não consegue decidir como, quando ou se vai ouvir as vozes em sua cabeça, não tem qualquer controle sobre o assunto, enquanto um sociopata/narcisista que arrebenta a cara da mulher porque ela fez sabe Deus o que, que ele considerou inadequado, não faz a mesma coisa com seu chefe no escritório quando o mesmo lhe torra a paciência. E finalmente, porque a coisa não é um bloco, mas sim, tal qual no autismo, segue um espectro, onde há mais um menos características, mais ou menos pronunciadas. Assim, se quiserem mesmo um bom diagnóstico, aconselho fazer o MMPI (Minnesota Multiphasic Personality Inventory- Inventário de Personalidade Multifásico de Minnesota), que é um exame psicológico que analisa os traços da personalidade e as psicopatologias.

O QUE É UM DISTURBIO DE PERSONALIDADE

É um tipo de transtorno mental no qual há um padrão rígido e insalubre de pensar, funcionar e se comportar. Uma pessoa com um transtorno de personalidade tem dificuldade em perceber e se relacionar com situações e pessoas. Isso causa problemas e limitações significativas nos relacionamentos, atividades sociais, trabalho e escola.

Geralmente, a pessoa em questão não percebe que tem um distúrbio, porque sua maneira de pensar e se comportar lhe parece natural, usualmente culpando os outros, o mundo, a sociedade, qualquer coisa, pelos desafios que enfrenta.
Os distúrbios de personalidade geralmente começam na adolescência ou início da idade adulta.
São agrupados em 3 grupos, baseados em características e sintomas semelhantes, sendo que, geralmente, quem tem um transtorno de personalidade também têm sinais e sintomas de pelo menos outro adicional.

CLUSTER A

Nesse grupo, os transtornos são caracterizados por pensamentos ou comportamentos estranhos e excêntricos. São eles:
Transtorno de personalidade paranoide
Transtorno de personalidade esquizóide
Transtorno de personalidade esquizotípica.

CLUSTER B

Neste grupo, os distúrbios são caracterizados por pensamentos ou comportamentos dramáticos, excessivamente emocionais ou imprevisíveis. São eles:

Transtorno de personalidade anti-social
Transtorno de personalidade histriônica
Transtorno de personalidade narcisista.
Transtorno de personalidade limítrofe


CLUSTER C

Este grupo é caracterizado por pensamentos ou comportamentos ansiosos e medrosos. São eles:

Transtorno de personalidade esquiva,
Transtorno de personalidade dependente
Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva.

Nosso foco, portanto, é o cluster B

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTI-SOCIAL

Otros nomes: Psicopatia, Sociopatia, Personalidade Dissocial, Insanidade Moral (Pritchet 1835: forma de "desarranjo mental" no qual as faculdades intelectuais estão intocadas, mas os princípios morais são "depravados ou pervertidos", e o indivíduo é incapaz de "conduzir-se com decência e propriedade nos negócios e na vida"), inferioridade psicopática (Koch (1891: estados anormais de comportamento como resultado de uma "inferioridade congênita ou adquirida da constituição cerebral")

• Desconsiderar as necessidades e/ou sentimentos dos outros
• Mentir, roubar, enganar os outros
• Problemas recorrentes com a lei
• Repetida violação dos direitos dos outros
• Comportamento agressivo, muitas vezes violento
• Desrespeito pela segurança de si e/ou dos outros
• Comportamento impulsivo
• Consistentemente irresponsável
• Falta de remorso

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE NARCISISTA

• Crença de que é especial e mais importante que os outros
• Fantasias sobre poder, sucesso e atratividade
• Não reconhecer as necessidades e sentimentos dos outros
• Exagero de conquistas ou talentos
• Expectativa de constante elogio e admiração
• Arrogância
• Expectativas irracionais de favores e vantagens, muitas vezes aproveitando-se dos outros
• Inveja dos outros ou crença de que os outros o invejam

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE HISTRIÔNICA

• Constante busca de atenção
• Excessivamente emocional, dramático ou sexualmente provocativo para ganhar atenção
• Discurso drastico, com opiniões fortes, mas com poucos fatos ou detalhes de apoio à opinião emitida
• Facilmente influenciado por outros
• Emoções superficiais e rapidamente mutantes
• Preocupação excessiva com a aparência física
• Pensa e inveja relacionamentos sobre os quais pouco ou nada conhece

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE LIMÍTROFE (Borderline)

• Comportamento impulsivo e arriscado, como sexo inseguro, jogos de azar ou compulsão alimentar
• Auto-imagem instável ou frágil
• Relações instáveis e intensas
• Humor extremamente flutuante, muitas vezes como reação ao estresse interpessoal
• Comportamento suicida ou ameaças de auto-agressão
• Intenso medo de ficar sozinho ou ser abandonado
• Sentimentos contínuo de vazio
• Explosões de raiva freqüentes e intensas
• Paranóia relacionada ao estresse que vem e vai

Dá para perceber que os Transtornos Anti-sociais, Narcisistas e Histrionicos, tem muito em comum, pois que causam danos a si mesmos ou aos outros, ou causam múltiplas perdas e fracassos na vida, como perder empregos ou relacionamentos importantes, ou fracassar na escola. Essas pessoas se valorizam muito e acima dos demais, não enxergam nada além do própio umbigo, que é seu centro de atenção, isto é, só reconhecem o que querem e precisam, considerando necessidades, desejos, vontades e sentimentos dos outros como secundários ou simplesmente sequer os percebem ou levam em consideração.

Por outro lado, também podem ser carismáticos e encantadores, sempre e quando isso lhes trouxer alguma vantagem, podendo ligar ou desligar tais atributos à vontade.
Muitos pesquisadores da área consideram não ser sequer muito importante o diagnóstico diferencial entre os 3 distúrbios.

Narcisista é, essencialmente, um auto-obcecado, isto é, alguém que tem um alto nível de confiança e crença em si mesmo, mas de uma forma muito prejudicial, a ponto de distorcer seu senso de realidade sobre si mesmo, sobre as outras pessoas e sobre o mundo ao seu redor. Isso faz com que tenha um comportamento manipulador e explorador, porque prioritiza suas próprias necessidades acima das de qualquer outra pessoa.
Para ser diagnosticado com transtorno de personalidade narcisista, há que ter um senso exagerado de auto-avaliação, ter metas baseadas apenas em obter a aprovação dos outros, estabelecer padrões pessoais elevados e sem propósito, ser antagônico, demonstrar sentimentos de direito, fazer tentativas excessivas de atrair e ser o foco da atenção, e manter firmemente a crença de que é melhor do que o resto do mundo. Não é uma fase ou um humor, é uma desordem vitalícia.
Acima de tudo, é preciso que o narcisista se sinta a coisa mais importante que já existiu. Isso geralmente vem de uma profunda insegurança interna, mas ocasionalmente, acontece porque a pessoa nasceu e foi criada de forma extremamente privilegiada, sem nunca ter sido exposta à ideia de que outras pessoas são importantes. O melhor exemplo que tenho (e no caso é uma bela mistura de narcisismo, psicopatia familiar e histrionismo), é o caso de Ethan Couch, que ficou conhecido como “adolescente do previlégio” pois, durante seu julgamento por matar 4 pessoas e ferir algumas outras mais enquanto dirigia bêbado, um psicólogo sugeriu que crescer com dinheiro poderia tê-lo deixado com problemas psicológicos, ou seja, rico demais para aprender a diferença entre certo e errado. Atraiu mais atenção ainda quando ele e sua mãe, Tonya Couch, fugiram para o México num esforço para escapar de uma possível prisão. Já, a acima citada mãe, está de volta à cadeia, pois foi pega usando psicotrópicos.

Considerando que um narcisista pode ocasionalmente prejudicar as pessoas como consequência de sua auto-priorização, o dano que eles causam aos outros geralmente não é intencional, sendo frequentemente consequência de sua auto-obsessão, e não o que os impulsiona.

Um sociopata, por outro lado, essencialmente tem prazer em ferir outras pessoas e/ ou estabelecer uma relação de poder sobre os demais.

Isso não significa que todo sociopata é um serial killer. Na verdade, é mais comum um sociopata ser motivado pela necessidade de controlar e manipular outras pessoas, de danificá-las de alguma forma e ganhar dinheiro e poder. São mais propensos a estar em uma relação parasitária ou controladora / abusiva com um parceiro romântico, envolverem-se em atividades arriscadas como drogas, jogo e sexo promíscuo, sabotar seus colegas no trabalho, e realizar esquemas de fraude financeira.
São egocêntricos, agem com base em sua gratificação pessoal, não tem empatia, são incapazes de intimidade, são manipuladores, enganosos, insensíveis e impulsivos. Um sociopata é alguém que, em um nível biológico, não tem consciência dos sentimentos dos outros e não está interessado nas regras de ninguém. Costumam ser muito mais charmosos e empolgantes do que a maioria dos narcisistas, cujo charme é mais superficial. Por causa da falta de empatia, os sociopatas sentem pouco ou nada quando machucam ou tiram vantagem dos outros.
Os sociopatas são especialmente perigosos porque muitas vezes empreendem grandes esforços para esconder sua verdadeira personalidade e parecer simpáticos, enquanto um verdadeiro narcisista não consegue esconder o que é.

Dadas as suas maquinações psicológicas, é improvável que alguém diagnosticado com transtorno de personalidade narcisista ou transtorno de personalidade anti-social pense que precisa ou procure ajuda. Para complicar um pouco mais, usualmente o sociopata também carrega consigo inúmeros traços narcisistas.

Quanto a tratamento, não há qualquer medicação específica a ser usada, e a única possibilidade é a psicoterapia, a qual, na maioria das vezes é ineficaz, a não ser que a pessoa consiga admitir que é ela mesma que contribui e/ou provoca seus própios problemas.

A psicoterapia ajuda nas seguintes áreas:
O aprender a se relacionar melhor com os outros para que os relacionamentos sejam mais íntimos, agradáveis e gratificantes
Entender as causas das própias emoções
As áreas de mudança são direcionadas para ajudar a aceitar as próprias responsabilidades e aprender a aceitar e manter relacionamentos pessoais reais e colaborativos, reconhecer e aceitar a própria competência e potenciais reais para poder vir a tolerar críticas ou falhas, aumentar a propria capacidade de entender e regular os sentimentos, compreender e tolerar o impacto de questões relacionadas à auto-estima, largar o desejo por objetivos inatingíveis e condições ideais e obter uma aceitação do que é atingível e do que é possivel realizar.

Infelizmente, como é muito mais fácil (e prazeiroso), achar um inimigo externo para culpar pelas nossas mazelas, o índice de sucesso no tratamento da maioria dos distúrbios da personalidade é baixissimo.

Agora, se querem mesmo entender o que é a psicopatia, sugiro o antiquissimo e sempre atual “A Máscara da Sanidade” de Hervey M. Cleckley, e para Narcisismo, “O Mínimo Eu” de Christopher Lash. E no mais, é só seguir o noticiario.


BIBLIOGRAFIA

Antisocial Personality Disorder: Treatment, Management, and Prevention
clique aqui

Epidemiology, Comorbidity, and Behavioral Genetics of Antisocial Personality Disorder and Psychopathy clique aqui


Ethan Couch, ‘Affluenza Teen’ Who Killed 4 While Driving Drunk, Is Freed clique aqui

Interventions for people with antisocial personality disorders and associated symptoms and behaviors clique aqui

Psicopatia: o constructo e sua avaliação clique aqui

Tonya Couch, the mother of 'affluenza' teen Ethan Couch, is back in jail clique aqui


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MÁSCARA DA SANIDADE

OS 200 VIESES COGNITIVOS QUE GOVERNAM NOSSOS PENSAMENTOS COTIDIANOS

OS 14 HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE MISERÁVEIS, OU, COMO TER SUCESSO EM AUTO SABOTAGEM