5 Passos para mudanças de vida positivas - e a grande recompensa.

Five steps for positive change


No  primeiro artigo  desta serie, que explora o como podemos fazer mudanças de vida que sejam significativas e douradouras, descrevi os 4 obstáculos que previnem as mudanças.
No artigo anterior, descrevi os cinco alicerces da mudança. Estes passos que descrevi, são a base de qualquer mudança, mas o trabalho duro vem a seguir.

Qualquer processo de mudança pode ser cansativo, frustrante, repetitivo e enfadonho.
E, além de tudo, mudar leva tempo.
Quanto tempo, exatamente?
Vai depender de sua habilidade de remover os 4 obstáculos da mudança e adotar os 5 alicerces.
Também vai depender de sua capacidade de se empenhar no processo de mudança.
A boa noticia é que, quando alguém se compromete profundamente  com a mudança, pode começar a ter excelentes resultados entre 3 e 6 meses.

Muito bem, agora que os alicerces estão definidos, está na hora de agir.
Aqui vão os 5 passos que precisam ser tomados para transformar possibilidades e esperanças em mudanças reais.

EXPLORE SEU MUNDO INTERIOR
Provavelmente, a parte mais dificil em qualquer processo de mudança, é a exploração de seu mundo interior.
Mudanças verdadeiras não podem ocorrer apenas na superfície ou fora de você mesmo/a.
Mudança significa não apenas entender quem você é, mas também porque você é quem é.
O primeiro passo a tomar é, obviamente, identificar os obstaculos que estão prevenindo sua mudança.
Há a necessidade de dar uma boa "olhada no espelho" e especificar que bagagem, habitos, emoções e fatores ambientais estão a lhe manter afastado de suas metas..
A compreensão desses obstáculos, resolve o mistério de quem você é e do que o tem segurado e impedido seu progresso.
Também clarifica o que precisa ser mudado e lhe dá a direção inicial para o caminho de sua mudança.

(Todas as culturas nas quais tenho vivido , de uma forma ou outra,possuem uma caracteristica em comum, que é: luz=conhecimento=poder. Desde tempos imemoriais, passando pelo Oráculo de Delfos, Aristóteles, Bíblia, Freud e outros menos cotados, a grande dica sempre foi: "Conhece-te a ti mesmo")

Essa exploração de seu mundo interior, vai permitir que, finalmente, entenda porque você tem sido como tem sido e feito as coisas que fez, muitas das quais nao funcionaram a seu favor.
Este processo também vai ajudá-lo a remover os obstáculos que se amontoaram em seu caminho,atrapalhando  a mudança.
Num nível mais profundo, esse conhecimento vai liberá-lo  para mover-se deste caminho que tem percorrido, para outro que vai levá-lo para onde realmente deseja ir. 
Mas, mais importante do que tudo o anteriormente dito, o entendimento de seu mundo interior vai permitir que finalmente possa colocar o passando onde ele pertence, ou seja, no passado, lá atrás, quando, pela maior parte de sua vida, foi colocado à sua frente.

METAS DE MUDANÇA
A partir do momento  em que o caminho para suas metas foi limpo, você precisa ter uma idéia clara a respeito de  seu destino final.
Pense nisso como GPS: não se consegue obter as direções a não ser que se coloque para onde se quer ir.

(Como sou mais antiga, e como já consegui me perder em Houston com o auxílio do GPS, vou usar um exemplo claro: estou em Sampa, quero ir para o Rio.Tenho que escolher: vou de carro, trem, onibus ou avião. Seja lá o que escolher, tenho que levar em consideração as coisas associadas. Por exemplo, vou de avião, 45 minutos, pronto, porém há que considerar engarrafamentos mis para chegar  ao areoporto, e se não mudou, todos os atrasos dos vôos, etc, etc etc....Essas considerações colaterais fazem parte dos assim chamados "ostáculos"para mudanças". Se não souber que eles existem, dificilmente alcançarei meu objetivo.)

Quando você determina objetivos claros para as mudanças que quer fazer, vai ser capaz de focalizar melhor seus esforços e direcionar sua energia para essas metas, as quais devem identificar que áreas quer mudar, como vai mudá-las e o resultado final que quer obter e em quanto tempo.
Além disso, a meta precisa ser específica, objetiva e com tempo definido.

 (Estudos e mais estudos a respeito de dietas demonstraram que a meta "perder peso"só traz dissabores, e as pessoas acabam ficando frustradas e ganhando mais peso. Pelo contrário, quando alguém define: quero perder 12 Kg em 3 meses, usualmente alcançam o objetivo, posto que é realista-perfeitamente possivel perder 4 Kg por mês sem despelancar e de maneira saudável, além de que não dá asas a sonhos de milagres de perder 10 kg em uma semana, sem parecer doente.)

ETAPAS
Até  o presente momento, a única coisa que foi feita a respeito de mudar, foi falar sobre isso.
Agora é o momento preciso para fazer com que essas mudanças aconteçam.
As etapas descrevem as ações específicas que devem ser tomadas para que as metas de mudança sejam alcançadas.
Isso vai desde aderir a uma dieta específica,manter contrôle emocional durante uma crise ou ficar focado quando rodeado de distrações .
Estas Etapas lhe darãos as ferramentas específicas e necessárias  para agir sobre o mundo no presente momento, e também as ações  alternativas capazes de combater  sua bagagem , hábitos, emoções e meio ambiente.

BIFURCAÇÕES NO CAMINHO
Passar pelas etapas a fim de alcançar suas metas de mudança vai depender do reconhecimento de bifurcações no caminho. Faço a distinçao entre uma estrada boa e outra ruim-na realidade podem existir multiplas estradas boas ou ruins, mas vamos manter isso bem simples- a estrada ruim é essa na qual tem estado por tanto tempo, levado/a pelos seus obstáculos já préviamente descritos.
É a estrada do "sinta-se mal, faça bobagens".
Por outro lado, a estrada boa é a que quer estar.
É a estrada do "sinta-se bem, faça coisas boas".
Esta bifurcação na estrada, é simples, mas não é fácil. Simples porque, óbviamente, você quer ir para a estrada boa.
Não é fácil porque tem anos e anos de bagagem, habitos, emoções e ambiente.que continuam a empurrá-lo pelo outro caminho.
A chave que destrava o processo de mudança é o reconhecimento das bifurcações, quando elas aparecem, porque, sem vê-las, obviamente não se pode escolher a estrada boa, ou seja, fazer as mudanças positivas.
Esta percepção não é tão fácil quanto parece, porque todos esses anos de acumulação de obstáculos acabaram por criar uma miopia que pode limitar seu campo de visão, fazendo com que não veja as bifurcações quando estas aparecem.
Provávelmente o que vai ocorrer no início, é perceber a bifurcação bem depois de tê-la passado, com aquela conhecidissima sensação de "PQP, devia ter visto antes".
Mas, com tempo e cautela, vai se ver as bifurcações mais depressa até que um dia, uma coisa fantástica vai acontecer: vai ver a bifurcação um pouco antes de chegar nela, com tempo pra decidir.
Infelizmente, devido ao "canto de sereia"dos 4 obstáculos, inicialmente vai é pegar a estrada errada, mas com treino, uma outra coisa fantástica vai acontecer: não só vai reconhecer a bifurcação antes de chegar nela, mas também vai pegar o lado certo, e nunca mais vai ser a mesma pessoa de novo, para sempre mudado!.
Vamos ser muito claros: o sucesso ainda não foi conseguido de todo.
Vai haver recaidas e dificuldades porque de vez em quando, vai continuar pela estrada errada, pois leva tempo para desmontar todos os obstaculos, mas, cada vez que pegar a estrada certa, vai perceber que beleza é estar nela, o que o encoraja a resistir aos obstáculos acumulados e a continuar a escolher a "boa"estrada todas as vezes que houver uma bifurcação adiante.

OS 3 Ps 
Um dos aspectos mais dificeis no mudar, é a necessidade do compromisso dia a dia, hora a hora, minuto por minuto - a cada vez que você perde uma oportunidade para mudar, está enraizando mais fundo seus velhos obstáculos.
Chamo de 3 Ps o lembrete dessa necessidade.

O primeiro P é PACIÊNCIA, para lembrar que mudanças levam tempo, e que se  mantiver seu compromisso, há grandes chances que consiga as mudanças que deseja, e que elas sejam de longa duração.

O segundo é PERSISTÊNCIA, isto é, há  que se manter vigilante, continuar mantendo o foco em sua jornada de mudança.

(No momento não recordo quem foi o autor de uma frase que sempre relembro: "O prêço da paz é a eterna vigilância". Acho que foi o JFK)

O terceiro, PERSEVERANÇA, tem a ver com sua capacidade de superar os contratempos e manter a motivação e confiança necessárias frente a fracassos e dissabores.

(Ai que português mais lindo acabei de cometer...dissabor era algo que não pensava há muito tempo!)

A RECOMPENSA
Há uma imensa recompensa pelo seu empenho e esforços para mudar: Um deslocamento que vai alterar  quem você é e como pensa, se  sente e se comporta.
A nova direção em sua vida, finalmente, se movendo para realizar de seus objetivos de vida.
Como um ex-cliente disse: "Percebi que  nunca teria que voltar para a minha velha maneira de viver a vida, e  nunca estive tão feliz!"


Comentários

  1. Mudanças são difíceis mesmo mas necessárias.
    è bom saber que não é vc que não está conseguindo mas sim que a coisa é demorada mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Infelizmente desenvolvemos uma cultura de imediatismo, com terriveis consequencias para nosso propio bem estar e felicidade.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Paciência é uma capacidade que as pessoas hoje em dia precisam desenvolver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho paciencia uma virtude um tanto dificil, nao vem naturalmente nao, ha que treinar

      Excluir
  4. Informo que exclui dois comentarios pois eram apenas testes que estava fazendo pra ver se funcionava direito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A MÁSCARA DA SANIDADE

OS 200 VIESES COGNITIVOS QUE GOVERNAM NOSSOS PENSAMENTOS COTIDIANOS

OS 14 HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE MISERÁVEIS, OU, COMO TER SUCESSO EM AUTO SABOTAGEM