13 DOENÇAS COMUNS RELACIONADAS AO MAL DE ALZHEIMER

Embora ainda não se saiba muito sobre as causas da doença de Alzheimer, ter as seguintes condições pode aumentar o risco ou piorar os sintomas.

ANEMIA
Esta doença do sangue, muito comum, é definida por uma diminuição dos glóbulos vermelhos, células que transportam oxigênio, e é por isso que um sintoma comum é fadiga persistente. Outros sintomas incluem fraqueza, falta de ar e mãos e pés frios. A condição atinge mais de três milhões de americanos. Alguns estudos descobriram uma conexão entre anemia e um aumento do risco de demência em adultos mais velhos. Uma das causas mais comuns da anemia é uma deficiência de ferro, que pode resultar de uma dieta pobre, mas  também pode ser um efeito colateral de certos medicamentos.
A preocupação é que, ao privar o cérebro de oxigênio, a anemia poderia levar ao tipo de dano observado em pessoas com Alzheimer. Os resultados de um estudo de 11 anos envolvendo mais de 2.500 pessoas com idades entre 70 e 79 anos revelaram que aqueles com anemia tinham um risco 40% maior de desenvolver demência do que pessoas que não tinham anemia.

DEPRESSÃO E ANSIEDADE
Existem muitas evidências de que, para pessoas que estão destinadas a desenvolver a demência de Alzheimer, às vezes, a primeira coisa que aparece é depressão ou ansiedade. No entanto, esses distúrbios de humor podem não ser apenas um sintoma do Mal de Alzheimer, mas também fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Como a depressão e a ansiedade podem elevar os níveis do hormônio do estresse (cortisol), uma teoria é que níveis cronicamente altos de cortisol podem danificar o cérebro.
Curiosamente, os medicamentos antidepressivos estão sendo pesquisados como um tratamento potencial para o Mal de Alzheimer, dado que, certos antidepressivos têm propriedades anti-amilóide.

DIABETES
Diabetes é um fator de risco por várias razões, sendo a mais importante é que a doença leva a respostas inflamatórias anormais em múltiplos órgãos, incluindo o cérebro. Outra razão é que a via de sinalização da insulina também é uma das vias envolvidas na quebra da proteina amilóide. Finalmente, o diabetes contribui para a doença cerebrovascular (condições que aumentam o risco de acidente vascular cerebral), que é um fator significativo para o Mal de Alzheimer.
Quase 21 milhões de americanos têm diabetes, e estima-se que 54 milhões tenham pré-diabetes, mas, a doença pode ser controlada com mudanças na dieta e no estilo de vida, e medicação quando necessário, para diminuir o risco.

SÍNDROME DE DOWN
A genética é semelhante em ambas as condições. A mutação genética que desencadeia a síndrome também faz com que as placas amilóides (uma característica da doença de Alzheimer), se acumulem no cérebro ao longo do tempo.

GENGIVITE E PERIODONTITE
As doenças da gengiva  indicam  acúmulo de bactérias nocivas na boca e são móveis, podendo viajar para o coração e o cérebro e causar inflamação A gengivite é extremamente comum; quase metade de todos os adultos americanos tem alguma forma da mesma. Felizmente, também é fácil de prevenir e tratar: escovar com gusto, usar fio dental e fazer limpezas de dentes e exames a cada seis meses.

PERDA DE AUDIÇÃO
A perda auditiva não parece causar as alterações cerebrais físicas que são características da doença de Alzheimer, mas pode ser responsável por (e acelerar) a demência, o que poderia tornar os sintomas de Alzheimer ainda mais graves. Qualquer deficiência sensorial significativa quase certamente aumentará ou exagerará as conseqüências de qualquer comprometimento cognitivo.
Um estudo de 18 anos da Universidade Johns Hopkins e do Instituto Nacional do Envelhecimento descobriu que, quanto pior a perda auditiva de alguém, maior a probabilidade de desenvolver demência

HERPES E OUTRAS INFECÇÕES
 Infecções podem acelerar o dano causado pelo Alzheimer ao desencadear inflamações crônicas. Embora os especialistas já tenham pensado que as placas amilóides encontradas nos cérebros das pessoas com doença de Alzheimer eram lixo, agora teorizam que a placa pode ser a resposta protetora do corpo à infecção. Quanto mais placas o corpo produzir, por repetidos surtos de herpes, por exemplo, maior o risco de uma pessoa desenvolver o mal de Alzheimer mais tarde na vida.
Aos 50 anos, 90 por cento da população carrega o HHVI, o vírus da herpes que causa dor de garganta. Se você tiver uma afta de vez em quando, não entre em pânico. Mas se você é uma dessas pessoas que tem aftas a cada mês ou com mais frequência, melhor procurar assistência médica para medicamentos antivirais ou outras terapias. Eventualmente, os cientistas esperam desenvolver vacinas e medicamentos para combater esses vírus e infecções de forma mais eficaz

PRESSÃO ALTA
Qualquer coisa relacionada ao fluxo sangüíneo, incluindo pressão alta (na verdade, qualquer coisa pela qual se procura um cardiologista), pode ser um fator de risco para a doença de Alzheimer. Isso porque as doenças cardiovasculares podem comprometer o suprimento de sangue do cérebro. A pressão alta pode danificar os pequenos vasos sangüíneos que fornecem oxigênio às células cerebrais. Novas pesquisas também indicam que pessoas mais velhas, cuja pressão arterial é mais alta em média do que as de seus pares, têm maior probabilidade de desenvolver emaranhados e placas em seus cérebros, ambos marcadores da doença de Alzheimer.
Meça sua pressão arterial regularmente: o seu médico pode recomendar alterações no estilo de vida e medicamentos para ajudar a reduzi-la

HIPOTIROIDISMO
Ter uma tiróide hipoativa (mulheres mais velhas têm o maior risco), pode não causar a doença de Alzheimer, mas pode levar a problemas de memória que podem acelerar os sintomas da demência. Os sintomas mais comuns de problemas de tireóide são fadiga, ganho de peso, constipação e sensibilidade ao frio. O tratamento funciona, por isso não hesite em consultar o seu médico sobre quaisquer sintomas preocupantes.

OBESIDADE
Quase dois terços dos adultos americanos estão acima do peso ou obesos, e o excesso de peso é um fator de risco para diabetes, pressão alta e outros problemas cardiovasculares, que aumentam o risco de doença de Alzheimer e problemas cognitivos.
Aumentar a atividade física e perder uma quantidade relativamente pequena de peso pode ajudar a reduzir os fatores de risco

PRÉ ECLAMPSIA
A pré-eclâmpsia é uma forma de pressão sanguínea perigosamente alta que ocorre em cerca de 5% das gestações. Embora as mulheres que desenvolvem pré-eclâmpsia geralmente a experimentem por apenas um curto período de sua vida, alguns estudos sugerem que ela pode aumentar o risco de demência vascular décadas mais tarde. Tal como acontece com outros tipos de pressão arterial elevada e doenças cardiovasculares, a pré-eclâmpsia compromete o fornecimento de sangue e oxigénio ao cérebro.

APNÉIA DO SONO
A incidência exata de apneia obstrutiva do sono (AOS) é desconhecida porque muitas vezes não é diagnosticada, mas as estimativas são de que pelo menos 25 milhões de americanos a tenham. Os homens são mais propensos do que as mulheres, e é  muito pior do que o ronco estrondoso. Os doentes podem deixar de respirar várias vezes durante a noite, interrompendo o fluxo de oxigénio para o cérebro e outros órgãos.
Um estudo descobriu que pessoas mais velhas com apneia do sono tinham níveis muito mais altos de amiloide beta, a proteína envolvida no acúmulo de placas cerebrais. Outro estudo descobriu que pessoas com respiração irregular durante o sono mostraram sinais de desenvolver Alzheimer em uma idade mais precoce. Os pesquisadores acreditam que o tratamento dos problemas do sono pode ajudar a prevenir ou retardar a progressão da doença de Alzheimer.

DEFICIÊNCIAS VITAMINICAS
Uma deficiência de vitamina B12 pode causar problemas cognitivos. A deficiência de B12 é incomum, mas pode acontecer com o uso crônico de drogas que ajudam a reduzir o ácido gástrico. Uma deficiência de vitamina D também pode aumentar o risco de desenvolver Alzheimer ou demência mais tarde na vida. Converse com seu médico sobre sua dieta, suas prescrições e seu risco de deficiência; exames de sangue podem detectar problemas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MÁSCARA DA SANIDADE

OS 200 VIESES COGNITIVOS QUE GOVERNAM NOSSOS PENSAMENTOS COTIDIANOS

OS 14 HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE MISERÁVEIS, OU, COMO TER SUCESSO EM AUTO SABOTAGEM