PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE REBT E OUTRAS ESCOLAS
COMO PROMETIDO, AQUI VAI
1- Diminui a ênfase dada por outras escolas, aos
problemas na infância.
Enquanto a REBT aceita o
fato de que estados neuróticos são, algumas vezes apreendidos ou agravados pelo
ensino precoce ou pelas crenças irracionais em alguma família ou mesmo na
sociedade, mantém a premissa que, essas crenças irracionais aprendidas cedo na
infância, não se sustém automaticamente e sozinhas, anos a fio.
O que acontece
é que essas crenças são ativa e criativamente reinstaladas pelos próprios
indivíduos.
Na maioria das vezes, o
terapeuta não gasta muito tempo inquirindo sobre os pais ou parentes, ou mesmo
a família onde esse individuo cresceu, e mesmo assim, ajuda os pacientes a
fazer importantes mudanças em seus padrões de vida disfuncionais
O terapeuta demonstra que,
não importa qual seja a filosofia irracional básica que comanda a vida deste
paciente. nem quando ou como foi que ele aprendeu isso, ele está com problemas
neste momento porque ele/ela continua acreditando nesta visão de si mesmo,
assim como neste mundo autodestrutivo.
Assim, se o paciente observar
exatamente o que são esses pensamentos irracionais neste momento, e questionar e desafiar essas definições, usualmente
a melhora será notável.
(Isso podemos
ver se lembrarmos de nosso tempo de escola quando, ao não ir bem num teste,
imediatamente pensávamos na causa ter sido não a obvia falta de estudo, mas
porque não tinhamos usado a camisa azul ou o sapato vermelho, sei lá, qualquer
idéia mágica que nos livre da culpa. Se repetirmos essa desculpa ou qualquer
outra, para nós mesmos com fé suficiente, tornar-se há uma verdade inabalável.
É também o inicio de qualquer forma de pensamento racista ou na formação dos
bodes expiatórios desse mundo).
2- A ênfase é dada às mudanças filosóficas e ao
pensamento científico.
Por causa da crença de que
os distúrbios neuróticos humanos são, em sua maioria baseados em ideologias e
crenças, a REBT busca um reorientação na maneira como a pessoa vêm a vida, ao
invés de simplesmente remover alguns de seus sintomas mentais e/ou
psicossomáticos.
Ensina aos clientes que,
por exemplo, adultos humanos não precisam ser aceitos ou amados todo o tempo,
embora isso seja altamente desejável, mostrando como se sentir triste ou
arrependido de forma saudável, quando são rejeitados ou frustrados em algo.
A idéia é ensinar como superar os sentimentos de intensa dor, auto depreciação
e depressão.
Como em ciência, é mostrado
ao cliente como questionar suas hipóteses a respeito de si mesmos, de outros e
do mundo.
Se eles acreditam (como milhões de nós acreditamos), que somos
inúteis ou sem valor só porque fizemos certas coisas definidas como
"más", não lhes é apenas ensinado a perguntar: "O que é
realmente mau a respeito de meus atos ou comportamento?" e "Onde está
a evidência de que eles são maus ou sem ética?".
O que é mais importante é
que lhes é mostrado como perguntar a si mesmo: "Admitindo-se que meus atos possam ser equivocados ou confusos, por que sou uma pessoa totalmente má por causa disso? Onde
está a evidência de que devo
sempre estar certo, a fim de que possa me considerar uma pessoa digna?
Supondo-se que é preferível agir bem, em vez de mal,
por que eu tenho de fazer o que é preferível? "
A REBT ensina que ser
humano implica em ser falível, e se queremos viver essa vida com um mínimo de
chateação e desconforto, melhor aceitar essa realidade - e então, de forma o
menos ansiosa possível, trabalhar para nos tornarmos um pouco menos falíveis. ( Gostaria de informar nesse ponto que, a REBT
não é desculpa para comportamentos universalmente desprezíveis tais como matar,
roubar, mentir e enganar, e embora até
mesmo esses comportamentos sejam, em algumas condições não só aceitos como
necessários- na guerra mata-se e engana-se o inimigo o máximo possível, e mesmo
que minha crença pessoal é a de que
guerras são a coisa mais estúpida possível, tenho a certeza de que, se nascida
fosse durante a segunda guerra mundial e se algum nazi abestalhado quisesse
mesmo forçar suas idéias em minha vida, teria sido totalmente capaz de matar ou
enganar ou mentir ou qualquer outra coisa que considero desprezível em
situações normais- o que a REBT prega é a atuação do pensamento científico. O
que é o pensamento científico? É uma forma de pensamento/comportamento que usa
muito poucos adjetivos e advérbios, e mais descrições. Por exemplo, em ciência,
não se descreve um corpo como bonito, feio, desejável, horrível, mas sim como: sexo feminino, 1,68m de altura, peso tal, cabelos de cor tal, olhos de
cor tal. Se alguém acha bonito, feio ou seja lá o que achar, é apenas isso, um
achismo do achante e não da pessoa que é achada.)
3- O Uso de Tarefas psicológicas
A REBT concorda com a
maioria dos Freudianos, Neofreudianos, Adlerianos e Junguianos que, adquirir
conhecimento e introspeção (insight), principalmente o do tipo emocional a
respeito das causas das neuroses é uma parte importante no ensinamento corretivo das pessoas.
Distingue-se nitidamente
das outras citadas escolas de pensamento por definir "insight emocional"não
apenas como entendimento e conhecimento, mas também na aplicação desse
conhecimento de forma ativa, determinada e enérgica, para a
solução desses problemas.
O terapeuta emotivo comportamental ajuda seus clientes a reconhecer que, usualmente não há
outro jeito de melhorar a não ser pela contínua observação, questionamento e o
desafiar nosso próprio sistema de crenças, e através de trabalho e práticas constantes, tanto verbais quanto
comportamentais, como atividade de anti propaganda para alteração das crenças
irracionais.
O praticante de REBT é capaz de dar aos clientes consideração positiva incondicional
ao invés de condicional porque a filosofia REBT defende que nenhum ser humano deve ser condenados por
qualquer coisa, não importa o quão execrável seus atos possam
ser.
Por causa da aceitação
incondicional e por serem ensinados ativamente como se
aceitar plenamente, os clientes são capazes
de expressar seus sentimentos de
forma mais aberta e deixar de se avaliarem
todo o tempo, mesmo quando reconhecem a ineficiência ou imoralidade de alguns de seus atos.
Embora a terapia de comportamento racional
emotiva utilize métodos expressivo experimentais e técnicas comportamentais, seu
principal interesse não é somente ajudar
as pessoas a ventilar as emoções
e se sentir melhor, mas sim mostrar-lhes como podem realmente ficar melhor e ter vidas mais
felizes e realizadas e menos autodestrutivas.
(Como qualquer outra terapia ou escola de
pensamento, basicamente volta ao velho "Conhece-te a ti mesmo"
inscrito no templo de Delfos, retomado pela Bíblia e Freud. Basicamente, como o
velho estoico já ensinava (e aqui falo de Freud), e a maioria de seus
detratores desconhece, provavelmente pelo simples fato de jamais terem-se dado
ao trabalho de estudar sua obra, psicanálise nunca justificou nada, como
nenhuma terapia digna do nome o faz.
Explicar causas, não é justificar.
É saber
de onde vem para ter a possibilidade de escolher para onde vai.
É também uma técnica de extrema importância para o terapeuta, saber com o que pode ou não trabalhar.
Pessoalmente, recuso-me a trabalhar com pedófilos desde que considero seus atos abomináveis e não seria nem honesto nem ético aceitar como pacientes pessoas as quais tenho vontade de bater com um gato morto ate o gato recomeçar a miar.
(Também não tenho qualquer intenção de modificar minhas crenças a respeito de pedófilos.)
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