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quinta-feira, 20 de outubro de 2011

10 "Vícios"que são bons pra Você


Muito bem, pode parar de se sentir culpada/o a respeito daqueles assim chamados "maus hábitos". 
As mais recentes pesquisas médicas tem mostrado que as melhores indulgências (e não são aquelas que a Igreja vendia), da vida, trazem consigo grandes benefícios para a saúde.
Ajudam a manter o pêso, chutar pra escanteio aquela sensação de estar muito pra baixo, e prevenir algumas doenças.


 Aqui vão os 10 melhores, assim definidos pelos especialistas de Health.com.


(Favor lembrar que os bons velhos romanos, além de conquistarem o mundo na época conhecido, inventarem a roldana, o sistema de esgôtos e os banhos, também cunharam a famosa frase "mens sana in corpore sano" e a genialidade que se segue: MODERAÇÃO EM TODAS AS COISAS, INCLUINDO A PRÓPRIA MODERAÇÃO)


1-DURMA BEM 

A fata de sono aumenta o risco de desenvolver ansiedade e depressão.
Também está associada a hipertensão, aumento da intolerância à glicose e a deposição de gordura abdominal (a pior delas, a saber), sendo tudo o anteriormente citado, enorme risco para doenças cardíacas.


 2- FAZER GAZETA 


 Tirar um dia de folga, quer pra viajar ou ficar fazendo nada em casa, alivia stress, baixa a pressão arterial e consequentemente o risco para doenças cardíacas.
Também promove o pensamento criativo. Foi demonstrado num estudo de 2005 que, mulheres que saem de férias  duas ou mais vezes por ano, tem menor chance de vir a ter depressão, do que mulheres que tiram férias a cada dois anos.

O  tempo das férias não importa, o que importa é curtir, principalmente a antecipação. Assim, é melhor ter pequenas fériazinhas várias vezes por ano do que uma grandona, uma vez só. 


3- SEXO CURA


Sexo é a mais prazeirosa das atividades físicas, libera montes de endorfinas e oxitoxinas (nossos neurotransmissores do prazer-a oxitoxina é o neurotransmissor que também promove comportamentos de apêgo ), assim os danadinhos realmente beneficiam a saúde mental. 
O povo que é dado a essa atividade pelo menos 2 vezes por semana tem níveis mais altos de Imunoglobulina A (uma maravilha para seu sistema imunológico).


NT: favor não esquecer a camisinha).


4- AJUSTE SUA DOSE DIÁRIA DE CHOCOLATE


(no máximo 2 quadradinhos do bem escuro).


O chocolate escuro e o cacau ajudam a baixar a pressão arterial, reduzir o risco de derrame e mais um monte de beneficios cardiovsculares, pois contém antioxidantes chamados flavinoides, que ajudam a melhorar a flexibilidade dos vasos sanguineos.


Para completar, estudos demonstraram que a ingestão de 39,5 gr/dia ( odeio essa ounces) de chocolate escuro por 2 semanas, diminui muito os hormonios do stress em pessoas muito ansiosas.
Procure chocolate que tenha pelo menos 75% de cacau.


5- AMIGOS


Para o melhor ou para o pior, nossa familia e nossos amigos impactam enormemente nosso comportamento, desde aquilo que se come ou bebe até quanto a gente pesa. 

Apesar de tudo, não há dúvidas que fortes laços sociais ( facebook não conta crianças!) podem trazer um montão de benefícios, tais como menos gripes e resfriados, melhor agilidade mental e vida mais longa (qualquer dia traduzo os trabalhos que foram feitos com os japoneses de Okinawa, que é o povo mais longevo do planeta).


6- MANTENHA RELACIONAMENTOS BEM EQUILIBRADOS.


Amizades, familia e relacionamentos afetivos são ótimos para nossa saude, desde que se constituam de relacionamentos bem equilibrados e limitemos ao máximo o tempo que se gasta com pessoas que são tóxicas
(A definição científica de "pessoa tóxica", informa que são aquelas que querem atenção total, todo o tempo- não conta bebes recém natos- pessoas que só conseguem ver o lado negativo de todas as coisas, pessoas que estão sempre prontas pra crítica e nunca para um elogio, e assim por diante.
Uma relação afetiva que machuca mais do que dá prazer é considerada uma relação tóxica.)


7- MOLHO CHEIO DE GORDURA


Comidas com esse tipo de gordura, não só são mais gostosas, mas também tem um saudável propósito, desde que se use a quantidade e o tipo correto.
Pelo menos 10% da quantidade diária de gorduras ingeridas deveria ser de gorduras monossaturadas, as quais diminuem o risco de doenças cardíacas e derrame (por isso que a assim chamada dieta mediterrânea é tão boa pra sua saúde com seu azeite de oliva, e digo assim chamada porque em casa chamava-se simplesmente comida).


Os Omega 3 por sua vez, não só diminuem o risco de doenças cardíacas, mas também ajudam a diminuir os sintomas de depressão e artrite reumatóide.

Quando temos uma refeição que inclue gorduras, tendemos a nos sentir mais satisfeitos, e consequentemente, comemos menos.

Mesmo assim, no máximo 30% de nossas calorias diárias devem vir das gorduras.



   8- O MARAVILHOSO CAFÉ


Seus benefícios não são só os óbvios de sacudir seu cérebro pra funcionar de manhã, mas também combate algumas doenças cardíacas e alguns cancers.
Caso vc tenha problemas de sono, pare de tomar pelo menos 6 horas antes de dormir.



9- ETA MASSAGEM BOA!


Pessoas que são tocadas regularmente, são mais saudáveis ( mesmo é?). Estudos de 2008 com mulheres, demonstraram que, mulheres que são massageadas 2 vezes por semana pelos seus companheiros, tem menos dores, ansiedade e raiva...e maravilha, os parceiros tem melhor saúde mental.



10-TOME SOL


 A luz do sol é o derradeiro antidepressivo, fazendo com que nossos corpos cortem a produção dos hormônios do sono, de formas que nos sentimos alertas, energizados e prontos pra enfrentar o dia, além de acionar a síntese de Vitamina D, maravilha das vitaminas que reduz riscos de câncer, doenças cardíacas, osteoporose e doenças auto-imunes. 
( Naturalmente que ficar no sol por horas, entre 11 da manhã e 4 da tarde, não só não traz nenhum benefício como simplesmente assa, feito galinha ao forno. O ideal é máximo sw 30 minutos entre 7 e 9 hs da manhã em paises quentes.)


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