Google+ Badge

terça-feira, 8 de agosto de 2017

CÉREBRO FEMININO MUITO MAIS ATIVO QUE O MASCULINO


O que todas nós já tinhamos certeza, foi agora cientificamente demonstrado.

Um estudo com imagens cerebrais permitiu quantificar as diferenças entre os sexos e poderá servir para compreender os riscos de doenças como o Alzheimer.

O cérebro feminino é muito mais ativo que o masculino,demonstrado pela análise dos resultados de 46.034 séries de tomografias por emissão de fóton único (SPECT: técnica de imagem que usa compostos radioativos que emitem raios gama, os quais fornecem dados biopatológicos em 3D, permitindo assim medir o fluxo sanguíneo no cérebro, identificando as regiões com atividade neurologica elevada).
Destarte,os pesquisadores da Clínica Amen, em Newport California, conseguiram identificar citadas diferenças.

Foram mapeadas 128 zonas cerebrais de 119 voluntários sem qualquer psicopatologia e 26.683 pacientes com vários distúrbios neuropsiquiatricos (traumas cerebrais, disturbios do humor, esquizofrenia e outros distúrbios psicóticos), e assim foi descoberto que o cérebro feminino é particularmente ativo no Córtex pré frontal e no Sistema límbico, o que poderia explicar o motivo pelo qual as mulheres tendem a mostrar maior empatia, intuição e autocontrôle ( o cortex pré frontal tem ação fundamental no controle dos impulsos). Em compensação, tem maior tendência a ansiedade, depressão, insônia e distúrbios alimentares, pois o sistema límbico está associado ao comportamento das emoções.

Nos homens, a atividade cerebral é mais elevada nas áreas ligadas à visão e coordenação.

Segundo os autores, o compreender essas diferenças é de fundamental importância, porque os distúrbios cerebrais influem de formas diferentes nos sexos. Assim, se os homens tem maior propensão de ter distúrbios comportamentais como o Déficit de Atenção ou no contrôle dos impulsos, as mulheres tem mais risco de desenvolver Depressão e Alzheimer.

Gender-Based Cerebral Perfusion Differences in 46,034 Functional Neuroimaging Scans
CLIQUE AQUI

Women Have More Active Brains Than Men
CLIQUE AQUI

0 comentários:

Postar um comentário