Google+ Badge

sábado, 19 de dezembro de 2015

16 MANEIRAS DE COMO MELHORAR SUA SAÚDE MENTAL EM 2016

Usualmente, as decisões de começo de ano, focam na saúde física, mas que tal pensar na mental este ano?
Enquanto nossa cultura, em geral, não fala dessa parte, provavelmente pelo estigma a respeito, bem estar emocional deveria ser nossa prioridade.
Globalmente, 1 em 4 pessoas sofre de algum problema mental em algum ponto de sua vida. Mas, mesmo que não se esteja passando por ansiedade ou depressão, focar em nossa saúde mental pode fazer de 2016 o melhor ano de nossas vidas.
Saúde mental afeta como pensamos, sentimos e agimos, diariamente, assim como influencia como lidamos com stress, como tomamos decisões e como nos conectamos uns aos outros. Então, se está decidido a colocar saúde mental no topo de sua lista de prioridades, aqui vão algumas maneiras simples de fazer isso:

1-FALE COM SEU MÉDICO
O primeiro passo de qualquer mudança saudável, é consultar um médico a respeito dos passos apropriados a serem tomados. Clinicos gerais usualmente podem aplicar testes de depressão e consultas de saúde mental. Daí podem referi-lo a um especialista que vai trabalhar com suas necessidades específicas.

2-PRATIQUE GRATIDÃO
A vida fica muito melhor quando se olha para o lado brilhante dela. Pesquisas sugerem que, o expressar as coisas pelas quais se é grato, desde seu cachorro até uvir no rádio sua música preferida, melhora seu bem estar mental.

3-EXPERIMENTA MEDITAÇÃO
A coisa tem uma montanha de beneficios, desde melhor concentração a melhora no bem estar de forma geral. Há vários métodos e nem é complicado. Só alguns minutinhos logo ao acordar ou antes de dormir, de formas a começar ou terminar o dia numa nota positiva.

4-FAÇA UM DIÁRIO
Colocar a caneta no papel pode ser uma experiecia liberadora e catartica. Tente manter um diário ou simplesmente escreva suas ansiedades, pique e jogue no lixo. Um estudo de 2012 descobriu que, escrever o que o está estressando e ai, jogar fora, pode ajudar a clarear sua mente. Também é aconselhavel escrever quando suas preocupações o mantém acordado à noite.

5-VAI FAZER TERAPIA
É sério. Do mesmo jeito que vai ao médico quando não se sente bem, a mesma coisa deveria ser aplicavel à problemas mentais.Há muitos métodos, desde “terapias da fala”até cognitivo comportamentais. Os profissionais de saude podem ajudá-lo a descobrir qual é a melhor para você.Falar a respeito dos problemas ajuda muito, porque dá uma prespectiva da coisa. Já, falar com alguém que foi treinado para tratar de problemas,é melhor ainda.

6-EXERCITE-SE PELO MENOS ALGUMAS VEZES POR SEMANA
Endorfinas são pura magia. Quando se faz exercícios, o cérebro libera essas particulas quimicas do bem, dando-nos imediata melhora no humor. Melhor ainda é exercitar-se ao ar livre. Pesquisa sugere que andar em grupos melhora os sintomas da depressão. Sim, seu cachorro pode e é parte de seu grupo. Mais de um, já é grupo.

7-APOIE-SE EM SEU SISTEMA DE SUPORTE
Afinal de contas, amigo é prá essas coisas. Um estudo de 2011 demonstrou que estar com seu melhor amigo/a pode reduzir stress. A pesquisa também demonstrou que as conexões sociais são imperativas para a saúde mental. Gaste o máximo possivel de seu tempo com quem você ama, jantando fora, ou simplesmente assistindo filme no Netflix com pipoca.

8- APRENDA
A seu próprio respeito e do mundo onde vive. Simples. Problemas mentais são muito mais simples de lidar se souber o que está acontecendo dentro de sua cabeça. Por exemplo, sabia que algumas condições podem ser genéticas? Aprenda o máximo possivel sobre sua condição ou a das pessoas com as quais convive. Conhecimento é poder. Então, mantenha um apetite saudável também por conhecimento em geral. Leia um livro, vai a um museu, aprenda uma nova lingua. Todas as pesquisas tem demonstrado que, o aprendizado continuo mantem a mente aguçada.

9- ADOTE DIETA BALANCEADA
Que nada tem a ver com o modismo do dia.Coloque mais frutas e verduras na dieta. Nozes de todos os tipos também.

10- OUÇA MÚSICA DE FOSSA
Vail á, canta junto “O meu mundo caiu...”Ir fundo na melancolia pode ajudar a melhorar mais depressa. Pesquisas demonstram que musicas tristes ajudam na cura depois de um término doloroso. Podem ajudar também a derrubar algumas lágrimas, o que é bom para desafogar.

11-VIAJE
Algumas vezes, uma mudança de perspectiva envolve uma mudança de cenário. A ciência sugere que o simples fato de planejar uma viagem, já melhora seu humor, na medida que se antecipa a coisa toda. Também estar perto do oceano acalma.

12- DURMA MAIS.
Quem não adora uma desculpinha para ficar na cama? Falta de sono não só estraga sua saúde física, como também provoca um tsunami na mental. Deprivação de sono pode dificultar na regu;ação de emoções, e dormir mal pode ser sintoma de sérios problemas mentais. Procure ir para a cama 10 minutos mais cedo a cada dia, seja regular na hora de levantar e de dormir e para de tomar café pelo menos 6 hs antes de dormir. Álcool também não é bom para o sono, a não ser um copo de vinho ao jantar. Computador, tablet, cell então, são péssimos.

13- FAÇA UMA DESITOXICAÇÃO DIGITAL.
A mídia social nada mais é que um monte de slides muito bem escolhidos da maravilhosa vida de alguém mais, o que não evita de que sintamos um certa invejinha todas as vezes que alguém posta uma foto de sua festa fabulosa, seu carro novo ou o diamantão ganho no noivado, no exato momento em que estamos de camiseta velha e nossas unhas necessitam mais do que urgentemente da manicure. Farta pesquisa sugere que as pessoas podem sentir sintomas de depressão só de ficar no Face, causada por comparação interna, que está acontecendo, inconscientemente. O antidoto? Parar com isso. Fique o menos tempo possivel na coisa, para o bem de sua saúde mental, porque, embora ainda não tenha lido qualquer pesquisa a respeito, tenho certeza que a maravilha das fotos que aparece no FB tem uma relação inversa com nosso estado de espirito, ou seja, vemos fotos maravilhosas quanto mais em baixa estivermos.

14- SEJA GENTIL E EXPRESSE GENTILEZA
Quer se sentir bem? Faça alguém se sentir bem. Estudos e mais estudos demonstram que gentileza é uma coisa cíclica. Quando se faz o bem para alguém, isso faz com que eles se sintam bem, o que o torna mais feliz. Mesmo o mais pequeno dos gestos pode fazer a diferença. Tem um estudo fotográfico fantástico, mostrando o sorrisão de adolescentes mundo afora, quando alguém lhs dizia que eram lindos.

15- APRENDA A DIZER NÃO
Letrinha pequena, mas completa sentença. Esgotamento é fácil, no trabalho e em casa sem ela. Assegure-se de passar algum tempo sozinho e prioritize seu bem estar mental. Se não quer ir a uma festa, das milhares de fim de ano, não vá. Se está sobrecarregado no trabalho, veja o que é seu e o que está carregando que não lhe pertence. O cuidar de si mesmo NÃO É EGOISMO.

16-FALE COM OUTROS SOBRE SAÚDE MENTAL
Nunca se sabe a quem se pode estar ajudando. Gente como Demi Lovato e Colton Haynes fizeram projetos, documentários e séries de fotos a respeito de saúde mental, e todos nos ganhamos com isso. O único jeito de erradicar o estigma é continuar falando, e você pode ser parte da mudança. Vai firme.
.

0 comentários:

Postar um comentário