Google+ Badge

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

QUE QUE É ISSO COMPANHEIROS? OU DE COMO, MAIS A CIÊNCIA AVANÇA, MAIS ACREDITAMOS EM MITOS.

Pessoas que tem convicções são muito difíceis de mudar, Diga-lhe que discorda e a pessoa vira-lhe as costas. Mostre-lhe evidências e estatísticas e questionará suas fontes. Apele para a lógica e ele não entenderá seu ponto de vista.” Leon Festiger


Há muito tempo, irritava-me com o que era obrigada a escutar, principalmente em festas ou reuniões onde sempre havia pelo menos uma criatura que, em descobrindo que eu era médica, imediatamente iniciava discurso sem fim sobre os horrores cometidos pelos médicos em geral e psiquiatras em particular, geralmente secundada por outra ou outras criaturas a contar casos de “curas milagrosas”, sempre feitas por alguém completamente fora da área médica, alguém horrendamente perseguido pela indústria farmacêutica, que como todos sabem, comprou todos os médicos desse mundão velho e sem porteira.

No início, jovem que era (desculpa antiga para imbecilidades diárias), retrucava, discutia, brigava ou ironizava. Lembro-me, sem nenhum orgulho, de uma vez que, uma senhora me disse, sorrindo aquele sorrisinho de “tudo sabe”, que não ia falar comigo porque senão eu a estaria analisando, para que não se preocupasse, pois minhas análises eram caras e eu não as desperdiçava à toa. E até hoje me arrependo, quando vejo a cara dela na minha imaginação.
Depois, comecei a informar que, na realidade e como primeira opção, sou neurologista, o que terminava a maioria dos assuntos, porque pelo que percebi, ninguém sabe direito o que diabos um neurologista faz na vida. Finalmente, passei a colocar sorriso abestalhado na cara, pedir desculpas e sair andando.

E agora, “no outono de minha vida”, só para dar um toque poético ao discurso, me sinto na obrigação de voltar ao ponto de partida. De forma diferente, posto que brigas e discussões não funcionam, muito antes pelo contrário, fazem com que as pessoas se agarrem, mais fortemente ainda aos pontos de vista que carregam, devido a mania de nosso cérebro de usar o “raciocínio motivado”.

Noto que, cada vez mais, gente que respeito e gosto, tem postado as coisas mais estranhas a respeito de saúde e tratamentos. Sou pela liberdade de expressão e crenças, do mais profundo de Minh ‘alma, nem sempre tão gentil quanto deveria, mas há coisas que, com a velocidade e as possibilidades da internet, podem fazer um estrago enorme, e aqui vão alguns exemplos comentados do que recolhi, sem nenhuma ordem específica:

VACINAS CAUSAM AUTISMO, ou não vacine suas crianças.

Nos USA, o movimento anti vacinação, é composto desde ex-médicos, que deveriam ter mais cuidado com o que dizem, ou saber do que falam, a semi celebridades sem nenhum treino médico, a teóricos da conspiração que desconfiam de qualquer coisa que venha de qualquer corpo médico e ou governamental. Todos eles acreditam que autismo é causado pelas vacinas, obviamente negando a imensa quantidade de evidência do contrário. Clamam eles que o Timerosal é o causador do problema, e a pior das vacinas, segundo eles, é a tríplice, não ligando para o fato de que, tal composto, não tem sido usado como preservativo desde 1999, a não ser em algumas vacinas contra Influenza, e que o número de diagnósticos de autismo aumentou assaz, de lá para cá. Em 2007, houve considerável aumento de assim ditas celebridades, promovendo a retórica da anti vacinação, aparecendo em shows de TV e escrevendo livros, aconselhando os pais a não vacinarem suas crianças. Isso levou a um aumento das doenças que poderiam ter sido prevenidas, e ao número de mortes que não precisavam ter acontecido. Veja os números no link abaixo. http://www.cfr.org/interactives/GH_Vaccine_Map/#/intro

O HOSPITAL JOHN HOPKINS MANDA ATUALIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER

E mail rodando pela Internet desde 2004, dizendo que citado hospital estava mandando uma atualização do que era câncer e como combatê-lo. Basicamente dizia que açúcar, alimenta as células cancerosas, leite provoca muco, carne é difícil de digerir, e a que não é digerida, fica no estomago e apodrece, e finalmente que as células cancerígenas não conseguem sobreviver em ambiente oxigenado. Ai vinha um monte de suplementos/vitaminas a serem usados.
Fato: Todas as células, absolutamente todas as células de nosso corpo se alimentam de açúcar. Leite não dá muco, só há pessoas que são alérgicas à lactose. No estomago, há uma substância chamada “ácido clorídrico “que dissolve absolutamente tudo. Não há nenhuma maneira da carne “apodrecer “lá dentro. Para ganhar credibilidade, os autores anônimos usaram os créditos de Instituição conhecida e respeitada que é o John Hopkins Hospital.
A citada entidade teve que lançar na web site deles, no John Hopkins ‘Sidney Kimmel Comprehensive Cancer Centers, vários avisos, dizendo: “A coisa se tornou um problema tão enorme, que o Instituto Nacional do Cancer, a Sociedade Americana do Câncer e a maioria dos centros que tratam câncer, como o nosso, tivemos que vir a público anunciar que, e-mails oferecendo curas fáceis ou prevenção do câncer é a última tendência na internet.

CA-123

E-mail correndo na net desde 1998: O teste sanguíneo CA 125 é excelente para detectar câncer ovariano e todas as mulheres deveriam insistir para fazer um.
Fato: Nem médicos nem a Sociedade Americana de Câncer recomendam tal teste posto que dá muitos resultados falso-positivos, isto é, diz que há algo quando não tem nada lá.

VACINA CONTRA HPV CAUSA MORTE DE 37 MULHERES: (aqui varia, recebi e mails com 34, 48 e 52)

Variantes incluem: 32 meninas morreram; 11.916 efeitos adversos já foram reportados; Dor e inchaço, fraqueza muscular que pode levar à morte; Coágulos sanguíneos em pulmões e coração; A Merck, gigante farmacêutico, está matando meninas inocentes; Se você acha que sabe tudo sobre Gardasil, assista ao vídeo antes que a indústria farmacêutica o tire do ar..
Fato: Gardasil é a vacina contra o HPV (papilovirus humano), ligado a cerca de 70% dos casos de câncer cervical. Pelo fato do Gardasil prevenir as infecções pelo HPV, e não cura os que já foram infectados, é que é prescrito o ser usado antes da adolescência ou logo depois, a fim de prevenir a ocorrência de câncer mais tarde. Segundo o CDC (Centro de Controle de Doenças, aqui nos USA): Antes da vacina ser aprovada, foi estudada em 5 testes clínicos envolvendo 21.000 jovens com idade entre 9 a 26 anos. Depois que a vacina foi liberada, sua segurança foi seguida e monitorada e foi encontrado que, qualquer efeito adverso da mesma não foi maior do que em qualquer grupo controle. Vamos lembrar que, toda e qualquer medicação, pode ter efeitos adversos pelas mais diferentes causas, e com vacinas mais ainda porque alguém pode ser alérgico e absolutamente desconhecer o fato. Tem gente alérgica à aspirina!

CÂNCER É UM FUNGO. TODOS OS CÂNCERES SÃO BRANCOS. CÂNCER CURADO POR BICARBONATO DE SÓDIO: Colega italiano, Dr. Tullio Simoncini.

Começa como todos os outros na área: cientista perseguido pela máfia de branco e pela indústria farmacêutica porque descobriu jeito fácil e barato de curar o câncer com bicarbonato de sódio. Curou 90% dos casos. Claro que não pode publicar um artigo sequer em revista especializada, devido às máfias já citadas acima. E essa é a maldade suprema. A pessoa tem um diagnóstico de câncer. Fica apavorada até a medula dos ossos. Se mete num avião e vai pra Roma. Paga o tratamento, não dá certo. O dó! Está nos 10% dos casos nos quais o tratamento não funciona. Não, nem todos os cânceres são brancos e nem todos são causados por fungos, mas mesmo os causados por fungos, tem as mais diversas cores. Abaixo vai o link para os 10 mais persistentes mitos a respeito de câncer, que já traduzi na página do Curare Dolorem no Face Book http://scienceblog.cancerresearchuk.org/2014/03/24/dont-believe-the-hype-10-persistent-cancer-myths-debunked/

Esses, e suas variantes, são os mais deletérios, por causar sérios riscos de saúde e até mesmo morte. Depois, vem os costumeiros, tipo:

Aspargos são um milagre para curar câncer.
Limões matam células cancerosas.
Óleo de coco é tratamento eficaz para Mal de Alzheimer.
Graviola cura câncer.
Mulher teve câncer de mama por carregar o celular no sutiã.
O vírus da AIDS foi criado pela CIA
Temos que tomar exatamente 8 copos de água por dia para evitar desidratação crônica
Beber 4 copos de água logo ao acordar impede doenças
Tratamento de queimaduras com clara de ovo
O filho do Dr. Spock (especialista em crianças), suicidou-se.
Usamos apenas 10% de nossos cérebros.
NASA anuncia que em dezembro chegarão 6 dias de total escuridão
37 milhões de abelhas morreram depois que foi plantado milho geneticamente modificado numa fazenda no Canadá.
Óleo de Canola é fake.
Minha preferida, embora haja tempo que não receba: Homem acorda em banheira cheia de gelo, em hotel, sem os rins. Com essa, me divirto ao imaginar, não só a logística necessária para fazer uma cirurgia renal num quarto de hotel, como também o carregar, para o mesmo quarto, a quantidade de gelo necessária para encher uma banheira, e finalmente o sobrenatural acontecimento de alguém sobreviver a congelamento e extirpação dos dois rins, numa só tacada. Isto posto, quero enfatizar o fato que tráfico de órgãos existe, é uma subcultura rica e horrenda, diz respeito a todos nós, está extremamente infiltrada em toda nossa sociedade. Para maiores informações, vide os links abaixo.

http://www.hcs.harvard.edu/hghr/online/innovations-in-stem-cell-research-the-solution-to-organ-trafficking/

https://www.google.com/search?q=organ+trafficking&sa=X&rlz=1C1RNVE_enUS554US557&espv=2&biw=1600&bih=775&tbm=isch&imgil=efxKV0tQCRxw5M%253A%253BITV8-JgmUcWVLM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.hcs.harvard.edu%25252Fhghr%25252Fonline%25252Finnovations-in-stem-cell-research-the-solution-to-organ-trafficking%25252F&source=iu&pf=m&fir=efxKV0tQCRxw5M%253A%252CITV8-JgmUcWVLM%252C_&usg=__fcxhj4SQUr8Z1lt23ezOAUNPm7o%3D&ved=0CEoQyjc&ei=MGeQVJGyCojlgwSowICgBQ#tbm=isch&q=organ+trafficking+statistics&revid=1704521438&imgdii=_

Agora, o que realmente me irrita sobremaneira, é a atitude de pura bobeira da mídia, qualquer tipo dela, que, agindo com postura e autoridade de cientistas do Instituto Karolinska, estão mais preocupados em fazer uma manchete do que nas consequências da mesma, e tenho certeza que a maioria dos colegas médicos compartilha do sentimento, quando chega no consultório ou hospital aquele paciente que exige este ou aquele medicamento ou procedimento, porque “vi na Veja “ou “deu no Fantástico” ou qualquer derivativo. Em compensação, nunca vi em cadeia nacional, nenhuma das manchetes abaixo:

Uma criança no Texas morreu de legionelose poucas semanas depois de ter nascido em parto em piscina aquecida em casa.
A doença do legionário é uma forma grave de pneumonia causada pela bactéria Legionella, que vive em água morna e pode ser comumente encontrada em banheiras de hidromassagem e sistemas de canalização.
https://www.yahoo.com/parenting/infant-dies-of-legionairres-disease-after-water-104936635732.html

Uma mulher de 61 anos, no Colorado, morreu após o uso de suplementos de cloreto de césio como uma alternativa de tratamento para o câncer de mama, seguindo conselho de um nutricionista.
http://www.livescience.com/42266-death-alternative-cancer-treatment-cesium-chloride.html

Debbie Benson, enfermeira, 55 anos, morre após tratamento com Naturopatia e recusa de qualquer tratamento convencional para seu câncer de mama.
http://www.quackwatch.org/01QuackeryRelatedTopics/Victims/debbie.html

Marcia Bergeron morreu envenenada por pílulas que comprou em farmácia na Internet.
http://www.canada.com/vancouversun/news/story.html?id=ddadbf8a-bdac-45c4-a566-36acd8ffd72b&k=30442

Jerry Burggraf, 59 anos, more após Tratamento com uma máquina chamada EPFX, para prevenção de um possível retorno de leucemia, que havia sito tratada por métodos convencionais. A esposa morreu, dois anos depois, com o mesmo tratamento.
http://seattletimes.com/html/localnews/2004020583_miracle18m2.html

Betty Harlan, 76 anos, vários problemas de saúde, desenvolveu úlcera tão feia numa perna que seus médicos acharam que poderia ser amputada. Achou de ter segunda opinião, mas sua filha a levou a uma clínica de bem estar, onde passou por inúmeros banhos de detoxificação a 60 dólares cada, câmara de oxigênio hiperbárico, a 35 dólares por sessão, enemas múltiplos para limpeza do cólon, a 600 dólares por tratamento, mais ervas, óleos e etc. Também parou de tomar toda a medicação prescrita por seus médicos. E aí, morreu.
http://quackfiles.blogspot.com/2005/11/daughter-wants-answers-about-death-of.html

Um terapeuta (healer= curandeiro) morreu depois de pequena lesão que se tornou gangrenosa, porque seu "eu interior" lhe disse para não ir ao médico. Teria tido 30% de chance de sobrevivência se tivesse ido a um hospital 2 horas antes de sua morte.
http://metro.co.uk/2008/11/17/healer-dies-after-letting-cut-foot-rot-150526/

Charles Levy morre com choque tóxico, após injeções de “RNA e DNA de sangue de cordeiro”, aplicadas por homeopata.
http://quackfiles.blogspot.com/2005/10/homeopath-patients-death-debated.html

Criança de 12 anos, diabética, morre 3 dias após tratamento com naturopata, a qual substituiu a insulina que a criança tinha que usar com banhos com sais, massagens com azeite e dieta com suco de pera e açúcar.
http://islet.org/forum/messages/38211.htm

Paciente tem ambas as pernas amputadas após tratamento com “curandeiro das estrelas”, o qual teria feito com que a Duquesa de Cornwall parasse de fumar.
http://www.mailonsunday.co.uk/news/article-1053240/Celebrity-healer-stars-sued-patient-needed-double-leg-amputation-treatment.html

E isso sem contar os conselhos de amigos, vizinhos, a tia da manicure, sobre remédios que fizeram bem ou mal. Então, para ajudar a desfazer o enrosco e clarificar termos que todo mundo usa, mas principalmente jornalistas e midiáticos usam errado, aqui vai um glossário de termos e seus significados. E um pedido: antes de espalhar algo, verifique a veracidade. Como tem gente que ainda não acredita que o homem pisou na lua, há os que acreditam em tudo que vêm na Internet.

1.Hipótese: É uma explicação para algo que PODE SER TESTADO, e não um “achismo”.

2.Teoria: Uma teoria científica é uma explicação de algum aspecto do mundo natural que foi substanciado através de testes ou experimentos repetidos, e não uma ideia que me passou pela cabeça. A gravidade é uma teoria, e todos nós podemos verificar, independentemente, que, se cuspirmos para cima, vamos ficar com a cara suja, enquanto a ideia de que chupar limão vai evitar doenças, não tem jeito de ser verificada sistematicamente.

3.Natural: Essa palavra virou um enrosco. Virou sinônimo de tudo o que é saudável ou bom, embora nem tudo que seja artificial seja ruim para a saúde e nem tudo que é natural seja bom. Uranio é natural, e se injetado em quantidade suficiente em seu corpo, vai causar sua morte. Mesma coisa com veneno de cobra, ou a tomada, pela manhã, de um copo de petróleo bruto, naturalíssimo. A maior parte dos antibióticos atuais, são sintéticos.

4.Orgânico: Primo irmão do Natural. Significa qualquer composto a base de carbono, o que inclui você, eu, a rainha da Inglaterra, lápis, diamantes e as estrelas. Tem sido usado para descrever maçãs cultivadas sem pesticidas ou lençóis de algodão extremamente caros.

5.Prova: Não existe essa palavra em ciência. Existe em direito: o promotor tem que “provar “que o acusado cometeu o crime. Assim, se João é acusado da morte de José, e é encontrado em cima de José, sangue ou outros fluidos cujo DNA pertence a João, lá está a “prova “de que João matou José. Melhor ainda se forem encontrados pedacinhos da pele de João debaixo das unhas de José. Ciência nunca provou coisa alguma, simplesmente produz mais e mais teorias compreensivas a respeito das coisas, e essas teorias estão, o tempo todo, sujeitas a reavaliação, mudanças e melhora.Dica básica: se estiver lendo ou vendo qualquer coisa que diga: CIENTIFICAMENTE PROVADO, pula que é bobagem.

6.Testemunho: Por definição, é uma declaração formal, escrita ou falada. Tem sido usado demais para “provar “a base científica de algo, principalmente se querem lhe vender algum produto. Se vê em todo o canto, tipo, João, Maria e José, cantando odes à “super fruta” ou “super alimento “que os fez perder 10 quilos em um mês, sem exercício ou dieta, ou à última “dieta desentoxicante do Dr. Fulano”, que os curou de todos os males conhecidos pela humanidade.

7.A Teoria Quântica: Deixei para o final, porque é um dos meus irritantes favoritos. Vamos deixar claro, não sou física teórica nem nada perto do assunto, mas fui fã incondicional do Carl Sagam e o sou, de pompom e carteirinha, do Neil deGrasse Tyson, de formas que assisti todos os “Cosmos”, mais de uma vez, então aqui vai a tradução do que os dois astrofísicos acima citados, disseram.
‘Há um problema muito sério quando ideias e conceitos são tomados da esfera científica e usados com propósitos espirituais ou nessa coisa de “new age”, e essa exploração da mecânica quântica por certos “espiritualistas” e gurus da auto ajuda epitomiza essa abominação, como visto no filme “What the blip do we know?”. Sabe-se que a base da mecânica quântica são as medições. Um observador, medindo posições ou momentum ou energia, causa o colapso da “função de onda”, de forma não determinística. Mas, só porque o Universo não é determinístico, não quer dizer que somos capazes de controla-lo. É impressionante, na verdade, alarmante, o grau em que a incerteza quântica e a esquisitice quântica se ligaram inextricavelmente em certos círculos com a ideia de seres humanos que controlam o universo”.

Pronto. Só tenho a desejar Boas Festas.

0 comentários:

Postar um comentário