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terça-feira, 30 de abril de 2013

CÉREBRO E MENTE

O Cérebro é mais amplo do que o Céu
Pois - colocai-os lado a lado -
Um o outro irá conter
Facilmente e a Vós também

O Cérebro é mais fundo do que o mar
Pois considerai-os - Azul e Azul -
Um o outro irá absorver
Como as esponjas à Água fazem

O Cérebro é apenas o peso de Deus
Pois Pesai-os - Grama a Grama -
E eles só irão diferir - se tal acontecer -
Como a Sílaba do Som

Emily Dickinson

Este artigo, escrevi em 1997, para a Revista "Diagnóstico e Tratamento",da APM. Informo que só reaproveitei o título e a estrutura, pois quase todos os dados mudaram enormemente de lá para cá, sendo essa uma das coisas mais fascinantes que a neurologia ensina: a precariedade de nossas certezas.

A estrutura mais complexa do universo(pelo menos o que até agora conhecemos)é a massa de cerca 1,5Kg dentro de nosso crânio, chamada cérebro. É composto por cerca de 100 bilhões de neurônios, que é aproximadamente o mesmo número de todas as estrelas em nossa galáxia e o número de galáxias no universo conhecido.
Como qualquer máquina complexa, o cérebro contém uma grande quantidade de peças, cada uma das quais tem subdivisões, que têm mais subdivisões,até chegar às "porcas e parafusos" que são os neurônios.

Apesar do espetáculo, o cérebro é um órgão, e a Mente é uma das funções desse órgão.

Entender isso é básico para que possamos sair do campo da mera opinião e organizar ações efetivas para a resolução de problemas. Entender a inter-relação entre órgão e sua função significa sair da posição maniqueista do "a mente pode tudo" ou "poder do pensamento positivo", posto que esta mente e este pensamento são produto e pôr conseguinte limitados pelas leis físicas e biologicas que delimitam o funcionamento de órgãos e sistemas de todos os mamíferos, nós incluídos.

A segunda limitação da mente se dá pela presença ou não de disfunção mental, que longe de ser um castigo pelos Deuses enviado, acontece por desequilibrios como qualquer outro órgão de qualquer sistema.

Peguemos por exemplo o estômago, cuja função, juntamente com boca, esôfago e intestinos, é a digestão.

Imaginem então, que por uma série de agressões externas, como por ex. comer todo o tempo comida muito condimentada, beber em excesso, fumar demais etc., este estômago desenvolva uma inflamação conhecida como gastrite. Eis que a partir disso, muita coisa começa a mudar, iniciando pelo humor da pessoa, que ninguém é feliz com dor de barriga, até alterações drásticas dos hábitos de vida. Ninguém com gastrite sente o mínimo constrangimento de ir ao médico e tomar seus remediozinhos, posto que a gastrite é "real" , num órgão palpável e perfeitamente visível em qualquer radiografia.

Quando a questão é a "mente", o assunto muda de figura, passando para o domínio do imponderável. Fica um pouco mais difícil aceitar que uma alteração da mente possa ser causado pôr algo tão prosaico como uma "gastrite" cerebral, por excesso de "condimentos" na alimentação desse mesmo cérebro, sendo que esses "condimentos" no caso podem ser desde excesso de estímulos ou falta deles, até conseqüência de alterações de humor interno, causadas pela própria gastrite , lá embaixo no estômago, como antes falávamos.

Para que o órgão cérebro funcione adequadamente, existem as condições básicas que são:

estrutura: já vem embutida no desenvolvimento embrionário, e salve erros, desenvolve-se a contento.

maturação: ao nascermos, nosso cérebro pesa cerca de 350 a 400 g, e ao final de sua maturação, por volta dos 6-7 anos vai a 1300/1400 g , que é o peso que se manterá por toda a vida, salvo alterações demenciais ou perda de substância por traumatismo(Embora o cérebro esteja totalmente formado nessa idade, muitas das funções dos lobos frontais só estarão totalmente desenvolvidas lá pelos 21 anos,e é por isso que os entes chamados adolescentes - aborrecentes para muitos - tem tanta dificuldade em controlar seu comportamento,necessitando de franca supervisão parental mesmo que a detestem. Se não a tiverem, irão procurar qualquer sub grupo que lhes proporcione estrutura e hierarquia, e é aqui que entram as gangues e a sub cultura das drogas, mas esta é matéria para o próximo blog).

alimentação: como todo e qualquer organismo, o cérebro necessita de alimentação adequada, tanto para desenvolver-se como para simplesmente funcionar, e essa alimentação é a glicose.Assim, havendo estes itens básicos,o funcionamento é adequado para a idade cronológica do sujeito que o possui. Isto quer dizer que, uma criança de 3 anos que esperneia e grita porque não consegue alcançar uma bala no armário da cozinha, está perfeitamente adequada a seu estágio de desenvolvimento mental, usando os recursos que tem para pedir ajuda. Por outro lado, se um adolescente de 15 anos enfia o nariz na cocaína pôr se sentir incompreendido ou solitário, certamente há algo de errado em algum nível cerebral, posto que já deveria possuir o repertório suficiente para pedir ajuda de forma mais adequada e eficaz.

Entramos agora no ponto crucial : porque se, a estrutura desse cérebro está normal, o desenvolvimento e a maturação também o foram, assim como a alimentação para o sistema, esse mesmo sistema se transforma em algo disfuncional?

Usando o computador como exemplo: o hardware está perfeito. O soft também, mas a informação que forneço está errada, a conseqüência só pode ser do computador não cumprir a tarefa que lhe foi designada. E não adianta chuta-lo, berrar com ele ou descabelar-se, uivando "maquininha estúpida", (Já tentei, garanto que não funciona)

O mais prático e eficaz no caso, é começar com o mais simples, isto é, checando a informação que usei. O mesmo acontece com nosso cérebro, que entra num tipo de pane quando as informações recebidas não condizem com o sistema que se está usando.

E aqui é que mora o perigo, pois, ao contrário do computador, que tem sistemas totalmente definidos, não tem cultura nem civilização, não é penalizado se fizer uma bobagem federal, porque o culpado a fim e a cabo é de quem o manipula, o cérebro tem que dar conta de tarefas cada vez mais complexas para as quais nem sempre há uma estrutura muito definida, criando esta estrutura.

Acontece assim:: se aperto a tecla errada do computador, a resposta será sempre errada. Isto porque, o computador é digital. Por outro lado, nosso cérebro é digital e analógico, isto é faz comparações, e todo o estudo da inteligência artificial está baseado na criação de analogias na máquina, tanto que os gênios chegaram à conclusão de que a melhor forma de produzir essa analogia, seria ensinando filosofia ao computador.

Se tenho que apertar um parafuso numa estante e não tenho o tamanho exato da chave de fenda, posso sempre tentar com uma faca de ponta arredondada, um grampo de cabelo, ou qualquer coisa que se pareça com a chave de fenda ou que possa imitar sua função. Só aqui já temos 3 funções mentais que são: criatividade (fazer algo novo), que depende da observação (uma faca arredondada pode funcionar como chave de fenda), que depende da atenção (observei muitas pessoas usando chaves de fenda, aprendi o que é uma chave de fenda e para que serve, e portanto, pude associar com outros objetos parecidos).

Aqui a mente adestrada para, e compara o que está sendo feito com o objetivo inicial, que era o de apertar o parafuso. Se o resultado foi a faca ter escapado de minha mão e ao invés de apertar o parafuso, cortou meu dedo, criou-se um novo objetivo mais premente: tratar do dedo acidentado, para o que, a já citada mente usou outra de suas fantásticas funções: a priorização, que é saber o que é mais importante fazer primeiro : cuidar do dedo ferido ou ignorá-lo e continuar tentando apertar o parafuso, espalhando sangue pela estante, pelo chão e correndo o risco de pegar tétano.

Para que isso pudesse acontecer, muitos ancestrais nossos morreram comidos por bichanos enormes, porque, ao invés de correrem, foram verificar que raios era aquilo.
Os que sobraram foram os que sabiam intuitivamente ou apreenderam, qual é a hora de correr e qual é a hora de lutar, mecanismo este embutido numa parte de nosso cérebro chamada Sistema Límbico, ou Mesencéfalo, que é também a parte que controla nossas emoções e nosso sistema endócrino (hormonal). É a parte que condividimos com os mamíferos de qualquer tipo, de baleia a cachorro. O que nos diferencia dos demais animais é o Neocórtex, parte mais nova do cérebro e que funciona, ou deveria funcionar, para as funções assim chamadas mais nobres do ser humano que são: aprendizado, memória, ética, crítica e julgamento.

O papel do Neocórtex

Quando olhamos o cérebro humano de cima ou dos lados, quase tudo que vemos é neocortex. É chamado "neo"porque é uma invenção relativamente nova nos mamíferos. Animais como répteis e aves tem cérebros relativamente pequenos com áreas altamente especializadas para processar informações sensoriais e controlar o comportamento. Assim, o neo é só nosso, e possibilita a atividade mental mais complexa que associamos com o sermos humanos. O neocortex humano é tão grande que cobre o cérebro todo, com exceção do cerebelo, pequena protrusão lá na parte de trás do cérebro.Divide-se em 4 lobos: frontal, parietal, occipital e temporal.

O cérebro é composto por dois lobos, esquerdo e direito. O hemisfério esquerdo recebe a maior parte de suas informações e também controla o lado direito do corpo, vice versa para o direito.Em nós, humanos, o esquerdo é especializado para linguagem, raciocínio baseado em regras e habilidades analítica, enquanto o direito especializa-se no reconhecimento de padrões visuais e percepções holisticas ( atenção: uso aqui o têrmo "holistico"com seu significado literal, de "todo", nada a ver com o têrmo "holistico"usado para definir qualquer coisa sem base ou evidência cientifica).

Na maioria das tarefas, os dois hemisférios usam a estratégia napoleonica do "divide e conquista", na qual o hemisfério esquerdo processa os detalhes e o direito percebe a totalidade da coisa.Ambos são ligados por uma espécie de ponte fibrosa, chamada de Corpo Caloso (Corpus Callosum), o qual contém 200 milhões de fibras.

A Função dos Lobos

Frontal: Relacionado com a execução do comportamento, coisa que vai desde o contrôle de musculos individuais no córtex motor primário, até planejamento estratégico de alto nível a respeito do que fazer frente a determinada situação. Divide-se nas seguintes áreas:

Córtex pré Frontal: Crucial para o desempenho de quase todas as habilidades que requeiram inteligência, tais como construir ferramentas, modificar o ambientes para nossos próprios propósitos, e ter relações específicas com até centenas de outras pessoas (inacreditávelmente para os mais jovens, nós humanos fizemos isso muito antes do advento do facebook).

Córtex Orbitofrontal: Essencial para avaliação de recompensas e para o que poderia ser chamado de julgamento moral. Pacientes com lesões nessa área podem ter inteligência normal ou até mesmo superior por medidas de QI, mas carecem dos mais rudimentares conceitos de "boas maneiras"ou ações apropiadas em contextos sociais. Além disso perdem toda e qualquer aversão ao risco, apesar de terem clara conciência das consequências péssimas do mesmo.

Córtex Motor Primário: Controla diretamente os músculos, a partir da medula espinhal.

Córtex Pré Motor: Sua função é monitorar, de forma consciente, as sequências de movimentos, usando retroalimentação sensorial (feedback).Funciona assim: os gânglios da base e o córtex pré frontal, selecionam a meta a ser atingida e aí o pré motor coordena os passos necessários para atingir a já citada meta.Atividade nessa área nos ajuda a aprender NO QUE prestar atenção ENQUANTO desempenhamos alguma sequência motora complicada, e O QUE FAZER quando "atolamos"em algum ponto.
Pense assim: o córtex frontal é polarizado de frente para trás. Lá atrás, pertinho do sulco central, estão os cabos neurais que vão quase que diretamente para os músculos.Logo adiante, estão as áreas que organizam as sequências de movimentos. Mais adiante, as áreas de planejamento abstrato, nas quais selecionamos, dentre uma variedade de estratégias que envolvem musculos e sequências de movimentos completamente diferentes, qual será a melhor para a meta a ser alcançada.

Não se alvorocem. No final verão os desenhos explicativos.

Lobo Parietal: Recebe informação sensorial da pele ( tato/toque, temperatura e dor, via tálamo) e da língua (sempre penso nele quando estou degustando algo como uma bela moqueca de camarão), e processa informação sensorial vinda dos olhos e ouvidos (embora nunca tenha feito um fMRI, tenho a mais absoluta certeza que se acende feito árvore de Natal quando escuto a nona de Beethoven).

Lobo Occipital: Processa os impulsos visuais vindos da retina. O fato de que o sistema visual ganhou um lobo inteirinho só para si, enfatiza a importância de acuidade visual acurada e seu processamento para a nossa sobrevivência.(Pensem só na quantidade de malabarismos que o sistema visual tem que fazer só para tirar o carro da garagem sem bater nas colunas e outros carros ao redor, e que, depois de ter perturbado a paciência de todas as gentis criaturas que me choferaram em São Paulo, Rio e Salvador, conclui que, se quiser dirigir no Brasil, terei que, certamente, voltar a uma auto escola).

Lobo Temporal: combina informações auditivas e visuais. As partes superior e medial (central) recebem informações auditivas a partir do Tálamo, que por sua vez as recebe dos ouvidos. A inferior faz o processamento visual para objetos e reconhecimento de padrões visuais. As partes medial e anterior fazem o reconhecimento visual de ordem superior, isto é, reconhecendo rostos, como também o reconhecimento que depende da memória.

Tálamo

Estrutura que fica logo abaixo do neocortex e que funciona como centro de comando que controla que informação vai para onde entre as diferentes partes do neocortex e o resto do cérebro.
Enquanto o neocortex faz análises extremamente acuradas dos padrões das coisas que estamos olhando, é o Tálamo quem controla ONDE olhamos. Quando o neocortez é avariado, perdemos certas habilidades. Quando o tálamo está lesado, perdemos a consciência.
Uma parte do tálamo, chamada Hipotálamo, controla as funções homeostáticas do organismo, tais como temperatura e ritmo circadiano.
Pense no Tálamo como um portão de entrada para o córtex. Virtualmente todos os sinais provindos dos órgãos dos sentidos são retransmitodos pelo tálamo, assim como os de outras áreas subcorticais. Não bastasse, a maioria das áreas do neocortex comunicam-se através do mesmo.

Sistema Límbico

Abaixo do Neocortex e do Tálamo há varias áreas subcorticais, das quais, a mais importante é uma rede de núcleos distintos e filogenéticamente antigos, chamada de SISTEMA LÍMBICO. (Filogenéticamente antigo significa que existiu em espécies muito mais velhas que os mamíferos, tais como lagartos, aves, e provávelmente, dinossauros). No já citado sistema, há as seguintes estruturas:

Hipocampo: Importantissimo na formação de memórias, recebendo informações de todo o neocortex. Através de receptores sinápticos altamente ajustáveis, chamados de receptores NMDA,pode associar praticamente qualquer constelação de propiedades que definem um objeto e seu contexto.

Amigdala: Primariamente relacionada com processamento emocional, interage com o córtex pré frontal para gerar e processar as emoções primárias de raiva, felicidade, repugnância ou aversão,surpresa, tristeza, e principalmente, medo. Pessoas que tem lesões nessa área, ficam com sua capacidade de reagir e evitar situações perigosas muito diminuida (alguns autores acreditam que parte do problema em personalidades psicopaticas aqui se origina).

Cortex Orbitofrontal: É onde a Amigdala e outras estruturas do Sistema Limbico interagem com parte do Cortex Pré frontal. Funciona assim: Imagine que numa bela sexta feira à tarde, está você alegre e feliz saindo do trabalho e dirigindo-se a seu barzinho predileto para o sagrado ritual da happy hour. Vai daí que, num cruzamento, uma tremenda carreta quase o acerta em cheio. É bem provável que, por um bom tempo, todas as vêzes e principalmente às sextas feiras, sinta uma pontadinha de medo ao se aproximar do já citado cruzamento, isto porque, seu córtex orbitofrontal "armazenou"a circunstância, e sua amigdala o medo.

Cortex Cingulado Anterior: É quem monitora o progresso a respeito de seja lá qual for a meta à qual queremos chegar e manda sinais de "ooops, errado" quando as coisas não estão funcionado como deveriam, para indicar que está na hora de mudança de estratégia.

Gânglios da Base: Formados pelos cinco maiores núcleos, Caudado, Putamen, Globo Pálido, Substância Negra e Nucleo Subtalâmico, abrangem um sistema altamente interconectado que interage com Tálamo e Neo Cortex para controlar o comportamento.

Pois bem, aqui foi um enorme resumo de como funciona essa massaroca de células entre nossas orelhas, e se alguém me disser que conhece algo mais intrigante, maravilhoso e complexo, ganha um pirulito.

No próximo e final capítulo, veremos a fisiologia das emoções e seu papel no que nos faz únicos.
















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