O QUE VOVÓ JÁ SABIA PARTE I –MEMÓRIA E MENOPAUSA

WHAT GRANDMA KNEW   


(Minha fascinação  por ervas, flores e frutas, neta de Toscana que sou, vem de longa data. Minha mais antiga memória, visual e olfativa, remonta à descoberta do quarto, banhado em ouro, lá em casa em Passirano, onde no fim do outono eram colocadas as maçãs e uvas para secarem no inverno. Depois, a mudança para o Brasil, e a descoberta  das mais incríveis produções da natureza, como a manga coração de boi, que deve ser comida no pé, de preferência lambuzando-se toda, como bem me mostrou o Sr. Fábio, fantástico quatrocentão, vizinho da frente, no sítio em Taubaté, que não só tinha a mais vasta coleção de frutas, mas em cada árvore havia a plaquinha com o nome em português e, abaixo, o nome em latim. Mais crescida, aprendi a fazer, com ervas, o licor das bruxas e mais outros tantos. Mas essas histórias todas vocês vão ter que esperar pelo e book, que está em produção. Hoje, vai a tradução de algumas ervas, muito usadas no que eles chamam de “folk’s medicine” aqui nos EUA)

MEMÓRIA

BLESSED THISTLE- Cardo Sagrado (Cnicus benedictus)

Melhora a memória por permitir maior oxigenação cerebral


CAPSICUM-  Pimenta da Guiné/Capsicum/Pimentão vermelho   (Capsicum cultivars)

Era o catalista favorito de vovó, (a da criatura que escreveu isso, não as minhas duas) por boas razões, pois rapidamente “carrega” todas as outras ervas para os locais do corpo onde são mais necessárias, e além de tudo aumenta a eficácia das mesmas.


GOTU KOLA - Centelha Asiática  (Centella asiática)

Reconstitui energia, aumenta forças mentais e físicas, combate o stress e melhora os reflexos.

MENOPAUSA

ANISE SEED - Semente de Anis (Pimpinella anisium)  

Tem elevado teor de estrogênio, o que tende a estimular as glândulas (e é parte da receita do licor das bruxas)


BLACK COHOSH -Erva de São Cristóvão (Actaea racemosa and Cimicifuga racemosa)

Cheia de estrogênio, (Amplamente usada aqui para diminuir a chateação do climatério, principalmente por gente que não quer tomar hormônios,  embora a Clinica Mayo informe que é preciso caução no uso, posto que seus efeitos colaterais ainda não foram amplamente estudados)


BLESSED THISTLE Cardo Sagrado (Cnicus benedictus) VIDE ACIMA 

Melhora dores de cabeça associadas com menopausa e ajuda o equilíbrio hormonal.

CAPSICUM -Pimenta da Guiné/Capsicum/Pimentão vermelho   VIDE ACIMA 

É também conhecido pelos herbalistas como o melhor dos desinfetantes internos e como preventor de doenças. Conhecido como o mais puro e melhor estimulante natural.


DAMIANA- Damiana do México (Turnera Diffusa

Promove equilíbrio hormonal em Mulheres (é também usada como afrodisíaco, anti-séptico urinário, estimulante e laxante)

DONG QUAI – Angélica Chinesa (Angelica sinensis)

É chamada a Rainha das Ervas femininas, pois parece ser eficaz em qualquer tipo de problema feminino, além de fortacelecer o sistema reprodutivo.

FALSE UNICORN – Falso Unicórnio (Chamaelirium luteum

Tem sido usado para tratar quase todos os problemas dos sistemas reprodutivos masculinos e femininos. Particularmente usado em menopausa, pois funciona bem nas cólicas, dor de cabeça e depressão associadas.

GOLDENSEAL – Hidraste (Hydrastis Canadensis)

Tem sido usado como forma de promover o equilíbrio dos hormônios mantenedores da juventude (Não faço a mais remota idéia do que isso signifique, posto que nunca ouvi falar em hormônios mantenedores de juventude, mas como fala em menopausa, presumo que seja manter estrógeno, que cai na menopausa)

GOTU KOLA - Centelha Asiática  VIDE ACIMA


LICORICE- Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)

Fonte de estrógeno

ST JOHNSWORT –St Johnswort (Hypericum perforatum)

Ajuda com as dores de cabeça associadas à menopausa.



SARSAPARILLA –Salsaparrilha  (Smilax aspera)

Contém progesterona.

(Mesmo que adore essas coisas de ervas, provavelmente muito mais as lendas do que qualquer outra coisa, não consigo deixar de ser médica e colocar um alerta: Por favor, não pensem que, só porque é natural, não vai ter efeitos colaterais. Vamos lembrar que cicuta, um cipózinho vagabundo, matou ninguém menos que o Sócrates – não o jogador, o filósofo grego. Curare é uma raiz. Os índios impregnavam a ponta de suas flechas com o suco da coisa. Mata por paralisar todos os músculos. Atualmente é muito usado em cirurgia, e é por isso que tem um anestesista presente, entubando e cuidando bem da coisa. Vamos também lembrar a definição de DROGA, que é: qualquer coisa que, entrando no corpo por qualquer via, modifica sua química. E mais, lembrar que por definição, só há 4 coisas nesse mundão de meu Deus que não são consideradas drogas, posto que são indispensáveis para a nossa sobrevivência e a da espécie, e são: ar, água, comida e sexo. E nós, os assim chamados animais superiores, demos um jeito de poluir ar e água, transformar comida em droga, e nem vou começar a falar de como temos usado o sexo. De qualquer forma, o discurso todo é só pra dizer: por favor, antes de usar seja lá o que for, fale com seu médico.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MÁSCARA DA SANIDADE

OS 200 VIESES COGNITIVOS QUE GOVERNAM NOSSOS PENSAMENTOS COTIDIANOS

OS 14 HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE MISERÁVEIS, OU, COMO TER SUCESSO EM AUTO SABOTAGEM