A CULTURA DAS DESCULPAS

THE EXCUSES CULTURE

(Estava aqui debatendo internamente entre fazer o blog ou dar uma avançadinha no meu Livro das Desculpas, projeto que vem comigo há anos e me diverte muitíssimo. Nele, venho colecionando desculpas, algumas muito engraçadas, outras trágicas, mas todas muito interessantes, principalmente as que, sob meu ponto de vista itálico/psiquiátrico/desrespeitoso, desenvolveram  culturas e ideologias inteiras, como por exemplo Adão e seu famoso “Senhor, foi a mulher quem me tentou”, covardão recusando-se a assumir a responsabilidade do ter aceito e alegremente comido a tal da maçã, e é por isso que sou fã de carteirinha de Eva, que foi, fez, e como Jânio teria dito, “fi-lo porque assim o quis”, mesmo porque tenho enorme dificuldade em aceitar a busca do conhecimento como pecado. Mas, como de costume, divago. Então, as desculpas ganharam a briga, e lá fui googlar coisas novas, e nisso, dou de cara com o artigo abaixo. Então, juntando fome com vontade de comer, matei dois coelhos com uma googlada só.).

Aquele que é bom em achar desculpas, raramente é bom em qualquer outra coisa”   
 Benjamin Franklin

Quando foi a última vez que decidiu por uma meta, botou prazo na coisa e a alcançou?
Lembra?
Cá estou me esforçando para lembrar e a razão de meu esfôrço é a desculpa, melhor dizendo, a montanha delas. 

Arranjo desculpas prá tudo, de forma consciente ou inconsciente.
Sem sequer perceber, as desculpas tornaram-se um hábito muito difÍcil de largar.

Então, vamos falar dessa cultura de desculpas  que desenvolvemos e porque a desenvolvemos.
Básicamente, é para nos protegermos das sensações de termos falhado em algo, ou por simples medo de alguma coisa.

Tomara que isso cutuque alguns dos leitores para que possam mudar essa cultura.

             PORQUE INVENTAMOS DESCULPAS

Há alguns anos atrás, estava num carro com um amigo discutindo sobre o como sempre acho um jeito de me livrar das coisas.
Ao fim do debate, me disse algo que ficou comigo e é no que penso todas as vêzes que acho de inventar uma desculpa:

“As coisas para você sempre foram muito fáceis.Você é boa em tudo que faz, mas não é excelente em nada porque sempre arranja uma desculpa. Prefere ter o potencial  para ser excelente do que tentar e falhar. E isso é muito triste.”

E certo estava.

Durante toda vida, fui naturalmente dotada para esportes e estudos.
Nunca tive que me esforçar em demasia para ser boa,mas nunca fui excelente em nada.
Nunca me esforcei para me tornar excelente.
Por que?
Porque tinha medo de falhar.
Tinha medo de tentar e não conseguir.

                  O PAPEL DE MEUS PAIS

Nunca culpo meus pais por coisa nenhuma, pois simplesmente considero a coisa como um exercício extremamente improdutivo, mas posso ver o impacto do que fizeram na forma como as coisas se tornaram.

Umas dessas coisas é como minha mãe  me dizia a respeito do quão maravilhosa eu poderia ser.
Constantemente me dizia quão esperta eu era, que boa jogadora de futebol, e como poderia me tornar alguém realmente  especial.

Mas isto, ao invés de me estimular à excelência, teve o efeito oposto.

Me sentia bem só tendo o potencial para a grandeza.
Tinha medo de tentar e falhar e assim demonstrar claramente que não era tão inteligente, talentosa ou atlética como ela pensava, e assim, inventei desculpas, montes delas, para não precisar sequer tentar.

E é o que todos nós fazemos, o tempo todo.

MEDO: A RAZÃO PARA A MAIORIA DAS DESCULPAS

Então, de novo, por que é mesmo que inventamos desculpas?
Por que é que sempre achamos um jeitinho de correr das coisas?

Pois bem, na maioria das vezes é porque estamos assustados.

Tememos tentar e tememos falhar.

Morremos de medo de mudarnças e fazemos  qualquer coisa para manter o “status quo”.

Medo é a razão pela qual a maioria de nós procura desculpas.

Se  der uma boa olhada dentro de sua mente e em seu comportamento, vai notar que inventa desculpas para proteger seu sentido de “EU”.

Passamos nossa vida inteira desenvolvendo um EGO e decorando-o com familia, amigos, dinheiro e sucesso, e faremos literalmente qualquer coisa para proteger este nosso conceito,mesmo que isso nos torne deprimidos e insatisfeitos.

E, a fim e a cabo, isso é exatamente o que as desculpas produzem: insatisfação.

COMO PARAR DE INVENTAR DESCULPAS E SEGUIR EM FRENTE

As pessoas dizem que a coisa mais difícil do mundo é parar de fumar.

Mas parar de inventar desculpas é 10 vêzes pior.

Desculpas são a razão pela qual se começou a fumar, beber e comer porcaria.

Inventamos desculpas para não estar bem e felizes, e a quebra da cultura das desculpas é trabalho extremamente árduo. 

Aqui vão algumas coisas que podem ser feitas.

                  Perceba que faz isso o tempo todo

Como sempre, há que se olhar lá prá dentro e perceber que realmente cometemos erros.

Encontre exemplos concretos de quando, como e onde sabotou seu própio progresso por inventar uma desculpa e lembre do acontecido.

Traga o fato de volta à sua memória sempre que achar de arquitetar mais uma desculpazinha.

           Olhe para  seu progresso ou falta do mesmo

Dê uma boa olhada em seus progressos na meditação,exercícios, dieta, pagamentos da hipoteca da casa, tempo passado com a família (sei lá o que, escolha), e veja o quanto as desculpas atrapalharam no alcance de suas metas.

Enquanto não puder ver o estrago real que as desculpas estão fazendo, não haverá ímpeto para mudança.

                                         
          Perceba que a morte está chegando

(Esta parte sempre me lembra de minha falecida analista, Maria Isolina, que dizia: “Enquanto não se aceitar a morte como fato, não se aprende a viver.” Sábia criatura, da qual tenho muita saudade.)

As pessoas vivem me mandando e mails dizendo que fico muito deprimente quando começo a falar em morte, e continuo respondendo que deprimente é não falar sobre isso.

Por demasiado tempo nossa espécie tornou a morte um tabu, quando na realidade, é a única coisa certa e segura na vida.

Entenda que a morte está chegando e que não há tempo para desculpas.

Nenhuma. Está muito quente, está muito frio, está tão confortável neste sofá, estou cansada, estou com dor de cabeça…

Isso tudo vai parecer profunda bobagem quando estiver em seu leito de morte olhando para tudo o que não foi capaz de alcançar.

        Perceba que faz o que faz porque têm medo

Se chegarmos num cara bem gordo na rua e lhe dissermos que é um covarde, provavelmente tomaremos um sôco  bem no meio da cara, pois homens não gostam de serem considerados medrosos, mas é exatamente o que somos.

 Por que então continuamos fazendo?

Se alguém nos dissesse que temos medo de qualquer outra coisa, fariamos qualquer coisa para mudar e provar o quão bravos podemos ser.

Faça isso agora com as desculpas.

Prove que não tem medo de falhar, alterar ou mudar a norma. 

(Aqui discordo quanto ao não ter medo. Considero os que nada temem gente muito perigosa de estar por perto. Acho que ter medo faz parte da vida. Acho que coragem é, apesar do medo, fazer a coisa certa.)

                      Esteja diferente em 5 anos

Quão diferente você está agora de há 5 anos atrás?

Está mais amoroso, compassivo, paciente, forte, rico,feliz, magro, etc…?

Dê uma boa olhada em seja qual for sua meta de vida  e veja quão mais próximo está agora do que estava há 5 anos. 

Se pode dizer que está contente com seu progresso, provavelmente você não tem problemas com desculpas.

Se está mais ou menos a mesma coisa, então pode apostar seu olho direito que está estagnado e sabotando seu progresso dizendo “é muito difícil”; está muito frio lá fora”.

Torne-se diferente em 5 anos e pare com as desculpas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MÁSCARA DA SANIDADE

OS 200 VIESES COGNITIVOS QUE GOVERNAM NOSSOS PENSAMENTOS COTIDIANOS

OS 14 HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE MISERÁVEIS, OU, COMO TER SUCESSO EM AUTO SABOTAGEM