Os 5 Alicerces das Mudanças Positivas

Building blocks for positive Life Changes




 (Como estou com atraso de uma semana, devido à grande mudança e efeitos colaterais da mesma, tipo abrir todas as caixas e colocar as coisas em ordem, para  compensar, além deste artigo postado na quarta, postarei o final da tríade na quinta.
Também postarei nas Paginas, a primeira parte do "Saiba o que perguntar se estiver provurando por Tratamento de Dependências", que foi publicado pelo Instituto Nacional de Drogas de Abuso (NIDA) semana passada.)

No artigo anterior, decrevi  o quão difícil mudanças podem ser, e os 4 obstáculos que precisam ser superados para poder fazer com que essas mudanças tenham sentido e sejam de longa duração.

Sim gente, mudanças são difíceis, apesar do que dizem os livros e os gurus da auto-ajuda.

(Dou aqui meu testemunho da veracidade dessas palavras. Semana passada, mudei de Iowa para Tennessee. Era uma mudança que queria fazer, temperaturas mais amenas, um lugar lindo, tudo me chamando. Mesmo assim, sei bem o quanto foi difícil escolher o que empacotar, levar o resto pro Exercito da Salvação, me despedir das pessoas  que lá conheci  e que provávelmente nunca mais vou ver, ver as criaturas da compamhia de mudanças desmantelarem meus móveis e colocá-los no caminhão e finalmente pegar cachorra totalmente ensandecida sem enteder o que estava acontecendo, e botar o pé na estrada. Duro, sem sombra de dúvidas. Valeu a pena? E como!)

A verdade é que, nada que tenha valor nesta vida, incluindo mudanças, é fácil ou rápido. Quando está tentando mudar, você está remando contra a maré de muitos anos dos 4 obstáculos : bagagem, habitos, emoções e ambiente.
Mas, se for capaz de desmantela-los - o que, de per si não é nenhum passeio no parque, e  se empenhar em dar nova direção à sua vida, coisas fantásticas podem acontecer, e algumas delas são exatamente essas mudanças positivas.

Mas, mesmo antes que possa iniciar o processo de mudança - que será discutido no próximo artigo- há 5 alicerces que precisam ser montados como base para uma mudança positiva de vida.

EPIFANIA
Pelo simples fato de que mudanças são tão difíceis, elas não podem acontecer de fora pra dentro, e é também exatamente por isso que discursos motivacionais não funcionam.
Para que aconteçam, devem vir de um lugar muito profundo e pessoal dentro de você mesmo/a.
Mudanças podem começar com uma simples mas profunda epifania: "Assim não dá mais". 

Quando você tiver essa percepção da forma mais visceral e esmagadora possivel, terá dado o primeiro passo para uma mudança positiva de vida positiva.

(Lá vai outro testemunho. Qualquer um que tenha passado tantos anos quanto eu, trabalhando com pacientes dependentes, sabe que não adianta quando o dependente jura que vai tomar jeito porque ama a mãe,esposa, filhos, qualquer coisa. Também não adianta ir em cana. Também não adiantam pedidos lacrimejantes de pessoas bem intencionadas.É só quando esse "assim não dá mais" acontece dentro da pessoa, com e para ela mesma, que o tratamento começa.)

EMOÇÕES

Da mesma maneira que podem funcionar como obstaculo para mudanças, as emoções podem ser uma força poderosa para produzir essa mudança.
Emoções positivas que podem funcionar como catalizadores para mudanças incluem: esperança, inspiração e orgulho.
É interessante notar que, as assim chamadas emoções negativas, tipo medo (por ex: de perder o emprego), frustração ( ex: sentir-se "preso"a algo), raiva (ex: ser maltratado pelo conjuge) ou tristeza ( perder contacto com entes queridos) também podem ser grandes motivadores de mudanças.
De qualquer maneira, essas emoções fortes atuam como imperativo moral que leva a iniciar o processo de mudança de vida.

CORAGEM

Coragem pode ser a mais importante das caracteristicas para mudanças de vida.
Por que?, perguntará você.
Porque mudanças profundas implicam em largar velhas maneiras de viver que, embora sejam óbviamente não funcionais, lhe são familiares, são predictaveis e, de certa forma esquisita, confortáveis.
Mudar implica ir por um caminho pelo qual nunca foi, e não saber muito bem pelo que esperar no final da estrada.
Mudanças também requerem o arriscar-se, o que é assustador porque se pode falhar.
Naturalmente, o outro lado da moeda é que você pode ter um sucesso fenomenal.
A coragem de mudar não significa não ter medo algum do risco que se corre, pois medo é natural pôsto que a mudança vai tirá-lo de sua zona de confôrto.
Mudança tem a ver com sua capacidade de confrontar e se empurrar através de seu própio medo, ao invéz de ser paralizado por ele.
Coragem significa a disposição de reconhecer aspectos de si mesmo que pode até não gostar, e experienciar emoções "ruins" no processo de auto-conhecimento.
Coragem permite aceitar  falhas em suas tentativas de mudança e, ao mesmo tempo, perceber que se não tentar vai ser muito pior.
Mudança é mais ou menos como mergulhar em água bem fria. No início é um choque, e você vai se arrepender de ter mergulhado, mas depois de pouquinho tempo, começa a adaptação: o que era intimidador, agora é acessível. O que era desconhecido, torna-se familiar. O que era doloroso, passa a ser revigorante.

VOTO DE CONFIANÇA

Infelizmente, não há certezas na mudança.
Você não sabe se, quando ou como poderá mudar, e nem como as mudanças que fizer irão se encaixar em sua vida.
A falta de certezas pode ser realmente aterrorizante, e apesar disso, há que estar disposto a aceitar as incertezas se quiser mudar.
A única forma de superar seus medos é atraves de um ato de pura fé (voto de confiança).
Um grande filósofo uma vez disse: "Você faz ou não faz. Não há tentativas".
E não, não foram Aristóteles ou Sócrates os autores dessas palavras simples, mas profundas, mas sim Yoda, o Jedi em chefe de Guerra nas Estrelas.

(E eu aqui pensando que quem melhor demonstrou o ato de fé foi Indiana Jones, na Última Cruzada, quando ele bota o pé fora da montanha, numa pontezinha que não vê)

Para um ato de fé, mister se faz  uma crença básica em você mesmo, e uma confiança fundamental na visão de quem, o que e onde você quer estar em seu futuro.
O ato de fé envolve seu compromisso na criação de uma vida nova e saudável e na crença de que boas coisas acontecerão se continuar compromissado com esse novo caminho e com o fazer a mudança.

DETERMINAÇÃO

Os blocos de construção acima expostos, resultam na determinação de mudar. 
Esta determinação se expressa num firme compromisso de buscar mudanças, resistir aos obstáculos, e adotar medidas ativas para mudar sua vida.
Esta decisão irá motivá-lo a se engajar no processo de momento a momento de mudança, mesmo quando estiver desanimado, frustrado e incerto sobre se é possível alcançar alguma mudança positiva em sua vida.

No próximo e final artigo, descreverei os 5 passos para mudanças positivas de vida.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MÁSCARA DA SANIDADE

OS 200 VIESES COGNITIVOS QUE GOVERNAM NOSSOS PENSAMENTOS COTIDIANOS

OS 14 HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE MISERÁVEIS, OU, COMO TER SUCESSO EM AUTO SABOTAGEM