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quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

9 MANEIRAS DE FAZER FUNCIONAR O PENSAMENTO POSITIVO


Hoje começo o blog com explicações. Desde que comecei a ouvir falar de Pensamento Positivo, e isso faz muito tempo, sempre achei a coisa um pouco forçada.Não me entrava pela cabeça a ideia de,simplesmente virando Poliana,as coisas mudariam como num passe de mágica, outra coisa na qual também não creio.

Pior é que, no fundo, sou uma otimista desde que me lembro por gente, procuro ver o lado bom das coisas, e acho que, no fim, tudo dará certo, e como dizia o Sabino, se ainda não deu certo, é porque ainda não chegou ao fim. E mesmo assim, tomei, e continuo tomando cada tombo na vida de dar inveja aos dublês em Hollywood.

Assim, fiz a coisa que sei fazer bem quando estou intrigada a respeito de algo, que é estudar a respeito.

Nessa busca, fui aprendendo coisas extremamente interessantes sobre Pensamento Positivo, e a primeira delas foi que, como mais ou menos tudo o mais na vida, é um processo continuo e não uma fuga da realidade

Por exemplo, não pra ser feliz sabendo que, a cada ano, cerca de  500.000 crianças  vão ficar cegas por deficiência de vitamina A.

A felicidade está em poder fazer algo a respeito, quer por se envolver com a ONU de alguma forma para eliminar o problema, quer espalhando informação e educação, enfim, felicidade está no FAZER algo a respeito de qualquer coisa que incomode.

Levei anos para entender o conceito.

Por outro lado, somos todos diferentes – essa história que somos criados iguais é uma balela sem tamanho – e mais, somos muito diferentes no que gostamos, porque o que detestamos  é mais ou menos universal.

Assim, o que funciona para mim, provavelmente não funciona para meu vizinho.


Esse artigo é brilhante ao mostrar como descobrir o que funciona para cada um de nós e fazer.)

Quando (o tiro de) Pensamento Positivo sai pela culatra

Todos nós fomos mandados, num momento ou outro de nossas vidas, a pensar mais positivamente, o que faz sentido, posto que  montanhas de  evidência a respeito de como esse tipo de pensamento  pode nos ajudar a nos sentir  mais felizes e menos deprimidos.


Por outro lado, novas  pesquisas  estão descobrindo que esta prática pode ter o efeito oposto.


Estudos recentes mostram que afirmações positivas como "Eu mereço ser amado",exercícios de psicologia positiva,como ouvir música edificante,e cadernos de exercícios de terapia cognitiva que encorajam os usuários a pensar positivo e disputar as crenças negativas, podem  fazer com que alguns se sintam muito  pior, se não for a abordagem  adequada a cada tipo de personalidade. 


Aqui vai o que se precisa saber para que o pensamento positivo funcione:

Se você  tem baixa auto-estima:

Ao repetir a declaração "Sou uma pessoa adorável", pessoas com baixa auto-estima  sentem-se pior,de acordo com um estudo canadense de 2009.

E isso porque essas pessoas simplesmente não acreditam nisso, disseram os pesquisadores.


E,para piorar as coisas,quando o pensamento oposto rasteja de volta ("Eu não sou tão adorável quanto poderia ser" ou "Na realidade sou desprezivel, mas engano bem"),eles se sentem como se tivessem falhado,e o humor despenca.
 

Tente isto:
Gentileza costuma funcionar melhor para as pessoas com baixa auto-estima.

Noutro estudo ainda não publicado,a pesquisadora Myriam Mongrain, psicologa na York University em Toronto, percebeu que os voluntários com baixa auto-estima que fizeram um ato gentil por dia durante uma semana, passaram de clinicamente deprimidos a não-deprimidos.


(Esse estudo foi feito on line com voluntários de todas as idades, usando vários e diferentes tipos de exercicios de psicologia positiva)


Se  fica pensando o tempo todo nos seus problemas


Pessoas que frequentemente focalizam nas causas e consequências de humor negativo (chamados de Ruminantes),não se beneficiam com o identificar e disputar os pensamentos negativos(exercício muito comum em psicologia positiva,derivado da terapia cognitiva),sem a ajuda de terapeuta muito bem treinado, segundo uma pesquisa da University de Notre Dame em 2010.

Na realidade, esse grupo teve uma significativa piora em seus sintomas depressivos, quando comparado a outro grupo de Ruminantes que fez um outro tipo de exercício de terapia cognitiva, no qual foi deixado de lado o foco nos pensamentos negativos.


Tente isto: 
Usar a ajuda de um bom terapeuta ao contestar os pensamentos negativos é muito mais efetivo para Ruminantes.

O aprendizado uma habilidade específica que ajude a resolver os problemas também funciona bem.

Nesse mesmo estudo de Notre Dame,estudantes que estavam muito estressados,foram ajudados por exercicios em gestão do tempo e outras habilidades acadêmicas


Se voce necessita de outras pessoas para se sentir feliz


O poder edificante da música em geral, ajuda a aliviar sentimentos depressivos, mas fez com que pessoas carentes se sentissem bem  pior.

(Problema: A Nona de Beethoven é um dos melhores anti depressivos que conheço, principalmente se posso ouvi-la a todo o volume e fazendo de conta que estou dirigindo a orquestra com mais vigor que o Toscanini. Recentemente, descobri que o Robert Fulghrum, um dos melhores filósofos vivos americanos na minha opinião, tem a mesma mania, e é por essas e outras que ele está na minha lista de pessoas que quero conhecer antes de passar desta para melhor. Tambem em momentos de profunda raiva, nada melhor do que a Cavalgada das Valkirias, do Wagner, me vendo em cavalo negro no ardor da batalha, decapitando desafetos, faz milagres, enquanto a tal da musica new age que teoricamente é muito boa para relaxar, me nos nervos.
Então, o adjetivo “edificante”, como a maioria dos adjetivos, tem significado altamente pessoal, sendo extremamente difícil uma “generalização”de gostares. Mas cá está exatamente o ponto: não necessito de ninguém por perto pra fazer uso de minha imaginação,muito antes pelo contrário,pois não tenho coragem de fazer nada do acima com plateia. Mas é minha preferência
Pessoas diferentes, preferências  diversas)


Os psicólogos acreditam que é porque as pessoas carentes derivam sua felicidade apenas de conexões com outras pessoas, de formas que, para essas pessoas usar música para se sentir melhor, simplesmente nao funciona. 


Tente isto:

Procure um bom terapueta.
Pessoas carentes tendem a melhorar simplesmente com a interação com outro ser humano.

OBS: O termo “ carente” neste contexto nao indica julgamento de valores, mas somente tipo de personalidade.



Se pensa que nunca é bom o suficiente 

(Este conheço melhor que a palma de minha mão)


Se você é seu maior (e pior)  crítico, o que funciona é pensar  nas coisas que são boas em sua vida e que você costuma descartar, e nas pessoas que o ajudaram nessas coisas.

Tente isto:

Pessoas profundamente auto criticas sentem-se melhor por,a cada dia pensar em 5 coisas e/ou pessoas pelas quais se sentem gratas.

Este tipo de exercicio tira o foco de sua própria  inadequação e o coloca num mundo bem maior.


Se acredita que  auto-afirmações positivas não são realistas
 
Tudo o que é muito amplo ou generalizado, não funciona, e pode até mesmo fazer algumas pessoas se sentirem pior.

Livros de auto ajuda geralmente nos pedem para repetir o mantra “ Eu me aceito completamente”, e os pequisadores que revisaram esse tipo de afirmações em 2009 as chamaram de “estranhas” e “desarrazoadas”.


Tente isto: 
Troque generalizações por algo mais moderado e especifico, por ex, troque “ Sou generoso”, por “ Costumo gostar de presentear as pessoas”. 
(O lado negro desse tipo de pensamento positivo generalizado é que é comum em disturbio de personalidade do tipo narcisista, onde o sujeito se aceita e se ama “incondicionalmente”, o que forma a base do propio disturbio.
Lembro-me de uma frase que ouvi num grupo terapeutico, onde o sujeito afirmou: eu atiro, mas quem mata é Deus ao dirigir a bala. Pois é.)


Se sempre enxerga pelo menos dois lados de qualquer  questão.

Para algumas pessoas,  focar  em uma única afirmação, como sendo a verdadeira, soa falso. (Também conheço bem esse tipo). 
Fá-los sentir que falharam em viver de acordo com as normas, se  não podem deixar de pensar pensamentos contraditórios.
(Gosto imensamente de pensamentos contraditorios, sendo um de meus preferidos o titulo do primeiro livro da Zelia Gattai – Anarquistas graças a Deus!- e o outro, de um artigo do Ivo Montanelli, no qual explica que, “...,nós, os italianos, somos católicos  mesmo quando ateus”. Assim que, ser contraditorio em pensamentos, palavras e as vezes, obras, é também uma caracteristica cultural. Meu problema não era me sentir uma falha, ou não viver de acordo com as normas. O problema sempre foi uma certa inveja  de pessoas que tinham absoluta certeza de suas idéias a qualquer momento, e uma  sensação meio que esquisita de  não pertencer a lugar nenhum.
A idade e um monte de exercicios me trouxeram um “ fazer as pazes com minhas contradições, pois  o lado bom do não pertencer a lugar algum faz com que possa me sentir em casa e a vontade em, virtualmente, qualquer lugar do mundo.)

Tente isto: 
Permitir-se aceitar que, às vezes,se tem pensamentos contraditórios,torna o exercício muito mais eficaz.

No estudo da auto-estima, os participantes que se concentraram no fato de que a afirmação "Eu sou uma pessoa adorável" pode ser ao mesmo tempo verdadeira e falsa,  sentiram-se bem  melhor do que aqueles que focaram apenas no ser verdadeira. (Nosotros da bota somos bons de vez em quando. E por falar em pensamentos contraditorios, tenho que repetir a velha piada da diferença entre a mãe judia e a mãe italiana. Não cito o autor, porque não lembro mais. Aqui vai:


Mãe Judia para pequeno Moises que não quer comer:
Filho meu, sol de meus dias, menino de ouro, futuro brilhante cientista, se você não comer, eu me mato!


Mãe Italiana para Pierino na mesma situação:
Se você não comer te mato seu desgraçado!!!)

Se Pensamento Positivo simplesmente não funciona para  você 

“ Focar em pensamento realista pode ser mais fácil do que treinar pensamento positivo”, diz Gerald Haeffel, outro psicólogo da Notre Dame envolvido na pesquisa com Ruminação.

A meta do “pensamento realista” em terapia cognitiva, não é tornar pensamentos negativos em positivos e/ou felizes, pois, afinal de contas, de vez em quando coisas muito ruins realmente acontecem, mas simplesmente ensinar como não  pensar negativamente todo o tempo”.


Tente isto: 

Ao invés de transformar o pensamento negativo em positivo, incentive pensamentos realistas, por exemplo, falhas e erros continuam sendo falhas e erros, mas eles nao o fazem uma pessoa desprezivel, e mesmo que sua situação nesse momento pareça meio sem saida, não é sem solução, porque você possue o potencial de modificar seu comportamento, o que, modifica a situação, por conseguinte melhorando seu futuro.

Se sua energia mental está baixa

Se voce no geral, é bem ajustado (ai como não gosto dessas duas palavras quando aplicadas a pessoas, porque, pra mim, bem ajustada  é roupa, mas não posso modificar o sentido que os autores deram ao texto. Deve ser por isso que na Italia se diz: traduttore, traditore – Tradutor, traidor- uma vontade de modificar algumas coisinhas!), isto é, tem boa auto estima e não é  por demais carente ou obsessivo, exercicios positivistas breves podem fazer uma diferenca significativa, mas, algumas pessoas, principalmente as que sofrem de graves disturbios do humor ou outras formas de doença mental, necessitam de assistencia para melhorar e modificar a maneira como pensam.

Modificar pensamentos negativos, requer energia mental, a qual,em muitos deprimidos é extremamente baixa.

Tente isto: 
Um terapeuta qualificado pode prover o “músculo cognitivo” extra ou a energia mental que alguns necessitam para poder mudar sua maneira de pensar.
Quando procurar por um terapeuta para ajuda-lo a pensar de forma mais positiva, pergunte se ele ou ela foi treinado em terapia comportamental cognitiva, a qual tem se mostrado como única forma de terapia com base cientifica e que, em todas as pesquisas, parece ser  eficaz para grande número de problemas
Referência: 9 Ways to Make Positive Thinking Work for You

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