11 PASSOS PARA A FELICIDADE

http://www.ivillage.com/11-secrets-happy-people/4-b-294790?nlcid=ht|11-17-2011|

 
Como ultima blogada do AD 2011, nao podia deixar de passar essa pra frente.
 
Em seu novo livro Don't Miss Your Life: Find More Joy and Fulfillment Now http://www.amazon.com/Dont-Miss-Your-Life-Fulfillment/dp/0470470127(Nao perca sua Vida: Encontre Mais Alegria e Satisfação Agora) , Joe Robinson as seguintes dicas:


Não seja um espectador - Participe!

Somos treinados  para ser espectadores, e muitas vezes,  gastamos nosso tempo olhando para telas, dia e noite. Mas a verdadeira magia está em experiências interativas, que  nos  tornam mais felizes do que coisas materiais. São as experiências incomparáveis. Então, ao invés de apenas assistir Dancing with the Stars (Dance com as estrelas), inscreva-se  numa aula de dança de salão, ou dance com seus filhos/companheiro/amigos. Você estará tendo uma vida mais memorável, do que assistir a outras vidas via TV.


Culpa é pura perda de tempo

Se você se sente culpado/a  por não trabalhar até as oito  todas as noites ou  se sentir mal se tirar seus  férias, pode parar de pensar bobagem. Os psicólogos dizem que a culpa relacionada com trabalho se enquadra na categoria de culpa "irreal". É simplesmente uma ansiedade projetada e uma manipulação por outros. Você não fez mal a ninguém . Sua culpa está lhe dizendo que não há valor no lazer. Mentira deslavada. Melhor fazer uma escolha consciente, tipo: "Não vou trabalhar no sábado, porque quero ficar com minha família , e isto é uma prioridade. Vou terminar meu trabalho na segunda-feira. "Sua decisão pode libertá-lo da culpa. ( Também pode escolher ficar de pés para o alto, sozinha/o, na sua, seja  o que for que escolher, sua saúde física e emocional é sua prioridade)

Se és  mãe, lembre-se: as crianças vão ficar bem, se o pai/avó/tio/tia/etc tomar conta delas enquanto você se da  uma pequena pausa. Sua saúde e vitalidade dependem da qualidade do reabastecimento.  
Você não vai ter energia e paciência para os desafios da família, se estiver com as baterias arreadas. 
A culpa está dizendo que você não tem direito a ter uma vida. Outra mentira.


Vai se empurrando durante os Períodos de Baixo Astral


Às vezes, o mau humor pode manter-nos como reféns. 
Durante o dia, nosso humor oscila.
Quando se chega em casa do trabalho, ou por ter passado o dia todo correndo atrás das crianças, ou atras de demandas do chefe, é bem provável que o humor  esteja em franca baixa.
Ignore-o.
É momentâneo e é também um assasino de vida.
Visualize o estado  de espirito que voce deseja e comece a empurrar sua atitude naquela direcao. 
Brinque com o cachorro ou com as crianças, vai para uma andada, ou manda ver  aquele DVD de Zumba (essa do Zumba  é minha ideia... impossível ser infeliz mexendo daquele jeito) e entre num melhor estado de espirito.


Saia de sua zona de conforto

Tentar algo novo é sempre um pouco assustador. Não se preocupe em parecer tolo. Tolos divertem-se mais  porque  estão aprendendo coisas novas. ( E se além disso for loiro, então é uma festa).

Nosso  cérebro quer compromisso,  não conforto. 
Adultos ficam petrificados de pavor com a ideia de alguém perceber que eles não sabem tudo o que há para saber. Isso os mantém no bunker. Liberte-se  por simplesmente tentar algo novo.  


Procure gratificações de longo prazo

Escolha sempre gratificações ao invés de prazeres de curto prazo. Na maioria das vezes ,vamos para os prazeres - comida- sexo - bebida - compras, que desaparecem num instante sem deixar qualquer  dividendo duradouro.

Quando busca coisas que lhe permitem crescer, assim como aprender uma nova modalidade esportiva, orientar  crianças, ajudar  a outros, você faz  mais esforço, mas também ganha  gratificação de longa duração, que e a única coisa satisfaz nossas necessidades de base.


Seja um provador da Vida


Nossas chances de encontrar uma paixão aumentam quando  tentamos  diversas atividades - dança, caminhadas, cerâmica, futebol.
Se você tem crianças pequenas, veja se há algum  curso on-line que possa fazer ou qualquer outra  atividade que possa  fazer em casa quando as crianças estão dormindo, como  escrever, pintar ou yoga. Pense nisso como degustação de vida, como degustação de vinhos sem a ressaca.
Não há julgamento ou necessidade de ser tornar profissional no assunto. 
Você está apenas  experimentando uma amostra.


Encontre Tempo Para Brincar


Desligue a mentalidade de trabalho, com sua ênfase na produtividade e no estar ocupado, e ligue a mentalidade de brincadeira , aquela que não requer nenhum propósito ou resultado. Encontre uma atividade que você quer tentar e faça-a para sua propia  diversão, pela graça da coisa ou porque e um desafio, ou porque você quer simplesmente aprender algo novo, assim a toa, e não por alguma recompensa externa.


A Prática Faz a Paixão


Você não encontra uma paixão ficando trancado no armário.
Voce tem que estar no mundo por um tempo para desenvolver a competência para ter uma.
Grude  nela. 
Procure o aprendizado, não a perfeição. 
Seja um eterno aprendiz.
Desfrute  do praticar  tudo o que  está fazendo e se sentir bem  porque esta  um pouco menos ruim do que a última vez.
Quando a paixão entra em ação, você pode adicionar horas e horas de alegria na sua semana. ( Na Italia se diz-conoscere é amare- amar é conhecer, e sou fascinada pela musica do Gonzaguinha que diz: Viver e nao ter a vergonha de ser feliz...cantar a beleza de ser um eterno aprendiz) http://www.youtube.com/watch?v=tHkDVrNjbVw&feature=related

(E por falar nisso, deixo aqui minha homenagem a Dra. Graca Almeida, que adorava essa musica e que se foi cedo demais e sem sequer me avisar. Quando nos reencontrarmos, vai escutar poucas e boas. Deixou suadades. Muitas)


Pessoas Felizes são Iniciadoras


Não espere que a vida aconteça. Você tem que fazer acontecer. Você é o diretor de diversão da sua vida. Escave listagens de atividades na Web e em jornais locais, de seguimento as suas suas curiosidades. 
Se você tem filhos, entre na net depois deles terem ido para a cama e encontre uma atividade divertida para fazer esta semana. 
Planeje suas férias com três meses de antecedência.
Junte-se com seus amigos. 
Essas  ligaçoes sociais funcionam como antidoto  para stress.


Ignore as Desculpas Habituais


Não`volte a cair no velho padrão – sem dinheiro, sem parceiro. Pode-se encontrar atividades em parques, totalmente de graca. 
Não importa se vai sozinho, porque a própria atividade vai desenvolver uma rede social que Facebook nenhum pode igualar: gente real, se divertindo junto, brincando, onde todos estão em pé de igualdade.
Não há melhor maneira de conhecer pessoas do que através de uma paixão partilhada.
Se você tem  família, improvise saídas juntos . 
Não ha necessidade de gastar fortunas.
Parques e campus universitarios são ótimos lugares para encontrar coisas divertidas para fazer com  toda a família.
Experimente uma aula de yoga ou um piquenique com um Frisbee.


Seja Positivo (Ou Finja que é )


Este é um dos verdadeiros segredos do universo.
Afeto positivo é a linguagem corporal dafelicidade, um espírito alegre e otimista transmitido pela expressão facial, tom de voz, e comportamento.

Quando se  tem isso, todo mundo quer  estar por  perto .
Este estado  produz mais diversão, amizades e até mesmo sucesso.

Se você não tem esse afeto positivo, falseia um pouquinho e,  em poucos minutos, você vai tê-lo de verdade.

               FELIZ ANO NOVO A TODOS - SALUTE!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MÁSCARA DA SANIDADE

OS 200 VIESES COGNITIVOS QUE GOVERNAM NOSSOS PENSAMENTOS COTIDIANOS

OS 14 HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE MISERÁVEIS, OU, COMO TER SUCESSO EM AUTO SABOTAGEM