A solução: Conquiste seus medos, controle seu futuro- Resenha


Tenho me esforçado por ler pelo menos um livro de auto-ajuda por mês. 

Por aqui é muito fácil, vou à Biblioteca local , vejo os lançamentos e mando ver.

 Gosto de fazer as resenhas e gosto dos 15 minutos de bem estar e todos-os -problemas-estão -resolvidos que tenho todas as vêzes que termino de ler algum desses livros. 

Este mês, foi  "A solução: Conquiste seus medos, controle seu futuro", no qual  a autora, Lucinda Basset, define 13 tipos de Pessoas Preocupadas, como verão abaixo.

 O livro é bem escrito, com muitas citações e testemunhos de famosos e outros nem tanto. 

barewalls.com
A idéia -base do livro, vem da época do Templo de Delfos, passa pela Bíblia e é retomada por Freud: "Conhece-te a ti mesmo".

Como essa , embora sendo a maior aventura humana, é também a mais assustadora, usualmente não funciona,  mas  faz funcionar extremamente bem a indústria dos livros de auto ajuda: a esperança que uma leitura agradável vai mudar nossa vida.

 Não vai acontecer, mas vai nos deixar prontinhos pra ler o próximo best-seller auto ajudativo.

Como já disse o velho Freud, ..."só se muda quando a dor do mudar fica menor que a dor do viver..."(tradução minha, muito livre), e acrescento, também ganhamos a coragem de abrir mão de todos os benefícios secundários aos quais estamos acostumados, fazendo as coisas como fazemos ou pensando como pensamos.

http://www.bibliotecanacional.gov.co/?idcategoria=38788
Mudar implica em treino e disciplina, é um caminho solitário, perfeitamente definido por Dante no início da Divina Comédia, e sem qualquer certeza de que, no fim, tudo dará certo, sendo exatamente por isso que a maioria das pessoas prefere "o inferno conhecido", ou salta de uma terapia fashion à outra, numa busca não de mudanças, mas de maior conforto no mal estar.

Pronto, divaguei.

 Então, enquanto ainda não se decidiu por nenhuma mudança ou nem precisa de uma, descubra que tipo de preocupado crônico você é.

http://www.multyshades.com/2011/03/10-ways-to-avoid-mistakes-during-communicate-with-customers/
1. QUE SE ESQUIVA
Baixa auto-estima e excessivamente sensivel a críticas. Voce tenta agradar a todos e necessita de garantias de segurança dadas por outras pessoas que não voce mesmo/a. Voce se preocupa porque acha que não é suficientemente bom e porque não consegue confiar nas pessoas.


http://www.google.com/imgres
2 - DEPENDENTE 
Voce se comporta de forma carente e pegajosa em seus relacionamentos. Voce tem medo de ser abandonado/a pelo seu parceiro/a. Voce e devotado/a, leal e faz seja la o que for para manter o relacionamento.

3 -  PASSIVO-AGRESSIVO (A)
Você se preocupa com confrontações e evita dizer suas verdades diretamente a outra pessoa.Sua forma de resistência às necessidades ou desejos de seu/sua companheiro/a, chefe ou amigos se dá por procastinação, fingindo "esquecimentos", ou sendo teimoso/a, ineficiente e indiferente.

4 - COMPULSIVO (A)
Você se preocupa com trabalho e produtividade, tem listas para tudo e seus horários são bastante apertados. Você determina altos padrões para você mesmo e para as pessoas que trabalham com você. Confiavel, honesto e excessivamente devotado a seu trabalho.

5 - SOCIÁVEL
Na superfície, você parece livre de preocupações, sendo charmoso/a e engraçado/a.
Parece florescer em situações excitantes, aventuras e situações de risco.
Algumas vezes, quebra as regras para obter o que deseja,  machucando outras pessoas no processo, coisa que tem um preço: aquela sensação incômoda na boca do estômago que lhe diz  que sua impulsividade, mais cedo ou mais tarde, vai lhe trazer enormes problemas.

Adicionar legenda
6 - NARCISISTA
Você se sente superior ao resto da humanidade e crê merecer atenção e admiração especiais. Preocupa-se em manter uma aparência de perfeição no seu status e posição no mundo. Preocupado em não deixar outros perceberem as rachaduras e fendas em sua perfeita pátina superficial.

7 - HISTRIÔNICO (A)
Você é empolgante e glamuroso/a, e todos se sentem atraidos pela sua personalidade carismática. 
Emocional e teatral, gosta de chamar a atenção de forma imaginativa. O que o/a preocupa, é o manter essa atenção, daí constantemente atrair drama para sua vida, a fim de manter as pessoas interessadas.



http://www.motifake.com/image/demotivational-poster/small/1105/resident-neurotic-woody-allen-neurotic-humor-demotivational-posters-1304498716.jpg
8 - NEURÓTICO (A)
Consumido por intensa preocupação, caracterizada por episódios de ansiedae e pânico.
Você vive tenso, irritado, sempre no limite e à espera da ocorrência da próxima crise, assim, estando cheio de energia nervosa, precisa estar constantemente ativo/a para se distrair.


9 - DEPRIMIDO (A)
Sua preocupação está focalizada em sensações de condenação, desesperança, isolamento, solidão e tristeza. Sua preocupação lhe causa tanta  dor e sofrimento emocionais que o funcionamento normal do dia a dia se torna extremamente difícil.


10 - O HIPOCONDRÍACO (A)
Sua preocupação está focalizada em sua saúde. Você passa de um problema de saúde ( real ou imaginário) a outro, com a certeza que está sofrendo algum problema muito sério. 
Sente-se consumido por pensamentos de estar morrendo  e morre de medo de estar sofrendo alguma doença horrível e não diagnosticada.

11 - CATASTRÓFICO (A)
Sua preocupação é exagerada e abrangente. Você tem a Síndrome de "o céu está caindo", tem certeza que o pior acontecerá e o mundo está se acabando. 
Você é incapaz de gerir sua vida, não há soluções e você está certo e seguro que isso destruirá não só você mas como também todos a seu redor.

12 - A VÍTIMA
Você se preocupa pelas coisas estarem fora de seu contrôle, que alguém está la fora querendo lhe pegar, e ninguém entende ou dá a mínima. Você não confia nas pessoas, sente-se vitimizado/a, pensa que todos lhe tiram vantagem, enganam e abusam de sua pessoa.

http://www.nassauguidance.com/images/stories/ocd/obsessive-compulsive-disorder-ocd-272x334-3.jpg
13 - OBSESSIVO (A)
Sua preocupação é ocupacional, tendo se tornado um emprego sem salário e de tempo integral.
Você liga preocupação a todo e qualquer pensamento, e não consegue parar o processo. 
Você ultra-analisa qualquer coisa, tudo é passado por extremo escrutínio e cada possível cenário é dissecado e repetido com vários diferentes finais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MÁSCARA DA SANIDADE

OS 200 VIESES COGNITIVOS QUE GOVERNAM NOSSOS PENSAMENTOS COTIDIANOS

OS 14 HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE MISERÁVEIS, OU, COMO TER SUCESSO EM AUTO SABOTAGEM